scorecardresearch ghost pixel



Não comece 2024 endividado: 7 dicas de para economizar no final do ano

Aprenda sete dicas de ouro que ajudarão a manter suas finanças em equilíbrio e economizar no final do ano sem dor de cabeça.



O final de ano parece trazer consigo muitas campanhas de marketing destinadas a fazer você gastar seu dinheiro e começar o novo ano enfrentando dificuldades financeiras.

Leia mais: Trabalho e dinheiro: veja o que esperar para seu signo até o dia 17/12

Pense na Black Friday, nos inúmeros concertos e espetáculos festivos, e até nas compras de Natal para presentes, roupas e decorações natalinas.

Embora seja tentador gastar seu suado 13º salário, se você for sortudo o suficiente para recebê-lo, é crucial pensar no futuro e não cair na armadilha de gastar além do que pode.

Gastos desnecessários

Esme Molefe, fundadora e diretora administrativa da Step Up Financial Coaching, afirmou em entrevista ao MSN que uma das principais razões para o comportamento recorrente de pessoas que esbanjam seus salários e 13º no final do ano são os valores sociais e a pressão dos colegas.

“Outro motivo é a falta de educação sobre como planejar adequadamente os gastos de fim de ano. Frequentemente, a disciplina é esquecida devido às demandas de despesas e às pressões da temporada festiva”, explicou.

Outro fator significativo, segundo ela, é a cultura do consumismo. “As empresas realizam grandes campanhas de marketing durante o fim de ano para impulsionar suas vendas, e com a renda extra à disposição, muitos consumidores acabam comprando bens e serviços que normalmente não comprariam.”

Economizar durante as festas de fim de ano

Apesar de todos desejarem aproveitar ao máximo a época festiva, Molefe alerta que também não é realista dizer às pessoas para não gastarem.

“Haverá gastos, mas o segredo está em gastar de maneira inteligente”, disse ela. No entanto, ela aconselha a planejar os gastos em dezembro.

“Normalmente, incentivo meus clientes e alunos a terem um orçamento separado para suas despesas festivas, diferente das despesas normais. Essa é a maneira mais fácil de economizar, porque minimiza o risco de gastos excessivos e de ter que recorrer ao seu orçamento regular para compensar qualquer excesso durante as festas.”

Outro conselho que ela oferece é comprar antecipadamente, já que os preços de varejo tendem a aumentar drasticamente entre 16 e 31 de dezembro devido à alta demanda e à temporada de compras intensa.

Dicas para economizar

Confira outras dicas destacadas pela especialista:

  1. Use seu salário normal para o orçamento financeiro mensal padrão e mantenha-o separado do orçamento festivo/bônus.
  2. Economize 10% do seu 13º (sempre lembrando de pagar as dívidas primeiro).
  3. Utilize o bônus para quitar quaisquer cartões de crédito pendentes, contas de lojas e outros empréstimos de curto prazo.
  4. Se você tem filhos em idade escolar, pague as mensalidades do primeiro período antes de 31 de dezembro.
  5. Muitas escolas oferecem descontos para pagamentos antecipados, o que resulta em um custo menor.
  6. Adquira uniformes escolares e materiais escolares de seus filhos em dezembro. Os preços aumentam consideravelmente a partir de 1º de janeiro, devido à alta demanda por materiais escolares.
  7. Após planejar tudo isso, você pode utilizar o que restou para gastos festivos e entretenimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário