Existe um consumo invisível de energia na sua casa, que esconde os verdadeiros vilões da sua conta de luz. Mais do que a geladeira ou a TV, outros eletrodomésticos puxam mais energia do que você imagina. E mais: são aparelhos que continuam consumindo eletricidade mesmo quando estão desligados. Descubra quais são eles e economize de verdade!
Leia mais: Conta de luz vai ficar mais cara? Aneel revela qual será a bandeira de janeiro
O consumo dos eletrodomésticos vilões pode representar entre 5% e 10% do total de energia na sua casa. Talvez você já tenha feito de tudo, mas nada muda o valor da sua conta, porque eles estão o tempo todo sugando a energia que existe. Então, preste atenção nos aparelhos a seguir!
Economize de verdade!
São pelos menos três principais vilões que entra na lista do consumo invisível e impedem que você economize de verdade. Algumas famílias reduzem o tempo de banho quente, desligam o ar-condicionado e adotam muitas outras estratégias sem que consigam perceber qual é o real problema.
Por isso, veja quais são os aparelhos que merecem a sua atenção e podem ser decisivos para que você conquiste a tão sonhada economia de energia no final do mês:
1. Decodificadores: são os responsáveis pela transmissão de sinal de TV a cabo. Esses aparelhos consomem energia mesmo quando desligados, especialmente se utilizados para gravar programas.
2. Notebooks: mesmo desligados, notebooks conectados à fonte de energia continuam consumindo, podendo chegar a 8,9 kW/h.
3. Computadores desktop: sem opção de operar com bateria, esses computadores também continuam consumindo energia mesmo quando desligados, com um consumo potencial de até 21,2 kW/h.
Por essas razões, a dica é desconectar os aparelhos da tomada quando não estão em uso e optar por dispositivos com certificação Energy Star, que indicam menor consumo de energia. Você também pode seguir mais algumas orientações se quiser economizar de verdade e evitar o consumo invisível:
- Desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.
- Escolher dispositivos com eficiência energética.
- Utilizar o modo de espera apenas quando necessário.
- Desligar o roteador Wi-Fi quando não estiver em uso.
- Apagar as luzes ao sair de um ambiente.