scorecardresearch ghost pixel



Não esqueça o guarda-chuva se for destes estados: pode chover muito!

Conforme a frente fria se afasta da região Sul, as chuvas começam a se espalhar pelo país, deixando o tempo firme no Rio Grande do Sul.



A frente fria que tem causado chuvas no Rio Grande do Sul começa finalmente a se afastar da região. Com esse movimento, os precipitados passam a acontecer em Santa Catarina e no Paraná. São esperados grandes volumes, com potencial para transtornos, principalmente no centro de Santa Catarina. Conforme a frente fria avança pela região, as chuvas se aproximam do Paraná e das demais regiões brasileiras.

Veja também: Janeiro das águas: previsão indica que vai chover até o final do mês

Com o afastamento da frente fria do Sul, ela começa a se aproximar da região Sudeste, causando pancadas de chuva na maioria dos estados da região. Assim, são esperados volumes elevados e temporais, especialmente em São Paulo e na metade sul de Minas Gerais. O alerta é de possíveis transtornos devido aos altos volumes.

No Centro-Oeste, as chuvas continuam espalhadas pela região, causando rápidas pancadas. No Mato Grosso do Sul e na metade sul do Mato Grosso, os volumes serão elevados por causa de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão que atua na região. Esse sistema pode causar temporais no oeste de ambos os estados, com raios e granizo.

Chuvas persistem no Nordeste e Norte

No Nordeste, os acumulados de chuva permanecem na faixa norte da região, com o volume sendo maior no Maranhão e no norte do Piauí devido ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Dessa forma, os volumes de chuva poderão ultrapassar os 40 mm nesta sexta-feira (12). Em contrapartida, o tempo firme é destaque na Bahia, Sergipe, Alagoas e em Pernambuco.

As pancadas de chuva continuam também sobre a região Norte, devido às instabilidades tropicais. Assim, chuvas volumosas acontecerão no Pará e no norte do Tocantins, com volumes acima dos 45 mm sendo previstos. Há potencial também para a formação de temporais devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica. Dessa forma, é necessário que os moradores da região se mantenham em alerta, devido aos riscos de transtornos causados pelos temporais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário