Você já notou que as tampas de azeites são de cores diferentes? Existe uma explicação para isso! Mais do que uma simples escolha das fabricantes, a indicação na embalagem pode revelar informações importantes para que você conheça mais sobre os produtos.
Leia mais: Mapa apreende azeite fraudado desta marca vendido a R$ 39,90
A mudança de cor pode ajudar os consumidores a identificar rapidamente o tipo de azeite que estão comprando. Por exemplo, as tampas verdes são geralmente usadas para azeites extra-virgens. Mas, calma, pois isso não é uma regra e você precisa saber quais são as outras coisas que precisa observar.
Cores das tampas de azeites
O motivo é que não existe uma padronização que seja considerada por todas as marcas. Com isso, pode ser que a tampa seja de uma cor, sem indicar o tipo de azeite. O mais indicado é observar, além da tampa, os detalhes que estão na embalagem.
Além das tampas verdes, existem ainda as tampas amarelas. Elas podem ser usadas para azeites virgens, que são também de boa qualidade. As tampas vermelhas são geralmente usadas para azeites refinados, de qualidade inferior. Mas, mais uma vez, não existe uma regra e você precisa observar com mais atenção.
Isso porque as cores das tampas dos azeites também podem ser usadas como uma estratégia de marketing, de diferenciação dos demais produtos numa tentativa de chamar mais a atenção dos consumidores em relação aos demais produtos.
Mas, se você mora em outros países que não o Brasil, saiba que os padrões internacionais existem. Por exemplo, na União Europeia, o definido é:
- Verde: Azeite extra-virgem
- Amarelo: Azeite virgem
- Vermelho: Azeite refinado
Observe outras informações para conferir a qualidade do azeite. Elas estão indicados nos rótulos e você deve considerar ainda a data de fabricação e o prazo de validade. Antes de comprar, pense em qual tipo de prato você deseja usar o azeite, já que isso faz toda a diferença no resultado.