Os 10 livros mais vendidos do mundo: quantos deles você já leu?

Conheça a lista dois dez livros de romance, ficção e fantasia mais vendidos de todos os tempos e se surpreenda com alguns títulos!



Qual o livro mais vendido da história? Assim que ouve essa pergunta, muita gente pensa logo na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos. Segundo a última edição do livro dos recordes, as escrituras sagradas já venderam mais de cinco bilhões de cópias traduzidas em mais de 349 idiomas.

Leia mais: Arrogantes ou revolucionários: como é a Geração Z no ambiente de trabalho?

Para não entrar nessa competição impossível de ser vencida, a lista dos mais vendidos de todos os tempos quase sempre “pula” a Bíblia. A seleção inclui apenas as obras de romance, ficção e fantasia que conquistaram o público do mundo inteiro.

Conheça agora os livros mais vendidos de todos os tempos e descubra quantos deles você já leu. Também é uma ótima oportunidade para acrescentar alguns nomes à sua lista de compras ou presentes. Vamos lá!

Os 10 livros mais vendidos do mundo

1. Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

Lançado em 1605, “Dom Quixote” foi considerado a melhor obra de ficção de todos os tempos em 2022 e já vendeu mais de 500 milhões de cópias. O livro conta a história de Dom Quixote, um homem de meia-idade da realeza espanhola que decide se tornar cavaleiro andante na tentativa de imitar seus heróis literários.

Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, Quixote vive aventuras que misturam fantasia e realidade, sempre como se estivesse em um romance de cavalaria. Até mesmo obstáculos banais como moinhos de vento se tornam monstros horripilantes.

2. Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens

Apesar de não ser tão famoso no Brasil quanto em outros países, o livro lançado em 1859 vendeu mais de 200 milhões de cópias. Na obra, o leitor acompanha Lucie Manette e seu pai, o doutor Manett, em um romance que aborda temas como culpa, vergonha e reciprocidade.

Ambientada em Londres e Paris, a história se desenvolve antes, durante e após o período da Revolução Francesa, revelando as lutas e as dificuldades da época.

3. O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien

O terceiro lugar da lista tem cerca de 160 milhões de cópias vendidas, sendo um verdadeiro clássico dos livros de fantasia. Publicado em 1954, o título é o primeiro de uma popular trilogia traduzida para mais de 40 línguas.

As obras contam a história de um grupo de várias raças (humanos, anãos, elfos e hobbits) que luta para destruir o Anel do Poder e evitar que o objeto poderoso volte às mãos de seu terrível criador, Sauron.

4. Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Ícone da infância de milhares de pessoas, o livro lançado em 1943 teve mais de 140 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro. Ele é inspirado em acontecimentos reais da vida do francês Antoine Saint-Exupéry, autor da obra.

A história tem origem a partir do encontro de um homem frustrado pela incompreensão alheia com seus desenhos e um pequeno príncipe que mora em um asteroide. Apesar do teor infantil, o título aborda temas como amizade, solidão, amor e perda.

5. Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling

O primeiro livro da saga de sete volumes conta a história de um menino órfão que descobre ser um bruxo. Ao lado dos dois melhores amigos, Rony Weasley e Hermione Granger, Harry Potter vive muitas aventuras na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Com nada menos de 107 milhões de cópias vendidas, a obra fez de J.K. Rowling a escritora mais rica do mundo. A primeira edição desse clássico da literatura infantojuvenil foi lançada em 1997.

6. O Hobbit, de J.R.R. Tolkien

A sexta obra da lista também é de autoria de J.R.R. Tolkien e teve mais de 100 milhões de unidades vendidas no mundo todo. “O Hobbit” relata os acontecimentos antes da história de “O Senhor dos Anéis” e também ganhou uma adaptação para os cinemas.

Na narrativa, o hobbit Bilbo Bolseiro acompanha um grupo de anãos em uma viagem à Montanha Solitária para libertar o Reino de Erebor do dragão Smaug e conquistar parte de um grande tesouro.

7. O Sonho da Câmara Vermelha, Cao Xueqin

Lançado em 1754, o título tem cerca de 100 milhões de exemplares vendidos no mundo, sendo um dos quatro grandes romances clássicos da China. Escrito durante a dinastia Qing, acredita-se que a história seja uma semi-autobiográfica do autor.

A trama gira em torno de um triângulo amoroso entre Jia Baoyu, que apesar de amar sua prima adoentada Lin Daiyu, está predestinado a se casar com Xue Baochai, sua outra prima.

8. As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Outro clássico infanto-juvenil, o primeiro volume de “As Crônicas de Nárnia” vendeu cerca de 85 milhões de cópias desde seu lançamento, em 1950. Suas continuações, “Príncipe Caspian” e “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, também são considerados títulos marcantes na história.

A narrativa segue quatro irmãos ingleses enviados para uma casa de campo durante a Segunda Guerra Mundial. Lucy, a mais nova, acaba encontrando um guarda-roupa que transporta todos eles para um mundo mágico chamado Nárnia, onde se juntam ao leão Aslan para lutar contra a Feiticeira Branca.

9. Ela, a Feiticeira, de H. Rider Haggard

Com mais 83 milhões de cópias vendidas, o livro publicado em 1886 continua sendo um dos mais aclamados do mundo. O best-seller de H. Rider Haggard narra as aventuras de Leo Vincey e Horace Holly no continente africano, onde encontram uma civilização desconhecida que obedece à misteriosa feiticeira Ela.

10. O Código da Vinci, de Dan Brown

O último lugar da lista é bastante conhecido do grande público, especialmente desde o lançamento de um filme com o mesmo nome. Publicado em 2024, “O Código da Vinci” já vendeu mais de 80 milhões de exemplares mundialmente.

O romance policial conta a história do simbologista norte-americano Robert Langdon, que acaba entrando uma trama cheia de mistérios envolvendo sociedades secretas e até um possível descendente de Jesus Cristo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário