Quando sentimos um desgosto ou ressentimento por uma pessoa, damos isso o nome nos dias atuais de “ranço“. Apesar de não ser algo muito verbalizado diretamente, esse sentimento pode ser representado por meio de frases que, a princípio, soam inofensivas, mas escondem uma repulsa profunda por algo ou alguém.
Leia mais: Observe ao seu redor: pessoas complicadas têm estes comportamentos em comum
No geral, elas podem ser disfarçadas de frases repletas de sarcasmo, críticas excessivas, apatia, inveja e mais. Neste caso, a recomendação é se atentar nas entrelinhas e perceber se você está sendo alvo do ranço de uma determinada pessoa. Confira a seguir quais são essas frases e como tomar cuidado com elas.
5 frases disfarçadas de “ranço” que alguém pode dizer a você
Observe abaixo quais são as frases que você escuta, mas que, na verdade, estão carregadas de ranço:
1. Se houver comparação negativa: comparar você de forma negativa a terceiros é um modo de expressão de desaprovação e descontentamento. Ex: “Fulano nunca faria algo assim.”
2. Quando há desinteresse e apatia: caso as conversas, que antes eram animadas e com bastante interesse, são marcadas por indiferença, isso pode ser sinal de que a relação mudou, e para pior. Ex: “É, tanto faz…”
3. Uso excessivo de sarcasmo e ironia: a depender da frase, se ela for dita com sarcasmo ou ironia, isso pode expressar um certo nível de desdenho ou descrença velada. Ex: “Ah, não acredito que você conseguiu!”
4. Em caso de críticas excessivas: analisar e julgar constantemente as ações de uma pessoa pode indicar uma certa insatisfação profunda. Ex: “Você sempre age assim.”
5. Se houver evasão na comunicação: se uma pessoa evita assuntos ou tópicos relacionados a você, isso pode ser um sinal de que ela está tentando evitar conflitos ou que existe algo não resolvido dela em relação a você. Ex: “Melhor não falarmos sobre isso.”
O que fazer quando o ranço se torna “palpável”?
Ao primeiro sinal de ranço, sua reação costuma ser de defesa, não é verdade? Porém, essa pode não ser a melhor abordagem. A recomendação é tentar entender a raiz do problema, saber se há um mal-entendido que precisa ser resolvido.
Neste caso, o diálogo aberto e respeito acaba sendo a melhor solução. Para isso, use perguntas do tipo “Parece que algo está te incomodando. Podemos conversar sobre isso?”. Isso abrirá uma brecha para a conversa e, consequentemente, levará à discussão sobre o que pode ter dado errado entre vocês.