Pare de pagar uma fortuna no mercado: como cultivar pitaya em casa

O cultivo da pitaya em casa é simples e muito prático. Ao fazer as escolhas certas, a fruta pode se desenvolver e você vai se surpreender com o resultado.



A pitaya é uma fruta muito bela, que chama a atenção pela cor e características incomparáveis às demais frutas. Ela tem sabor refrescante e é de fácil cultivo. Se você adora essa fruta e quer ter a experiência de cultivá-la, aproveite essas dicas.

 Leia mais: Dinheiro é problema? Ter esta fruta poderosa em casa atrai muita abundância

Elas são também conhecidas como frutas-do-dragão. Nativas de regiões da América Central e México, as pitayas são também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. Nos últimos anos, a fruta se tornou mais conhecida por aqui e o consumo aumentou.

Cultivo da fruta pitaya

Existe uma curiosidade sobre o nome da fruta. O termo “pitaia” significa “fruta escamosa”, o que faz muito sentido ao observar a casca dela. São três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos.

A fruta é suculenta e saborosa, com um sabor doce e levemente ácido. Além do sabor incomparável, a pitaya é muito consumida por oferecer diversos benefícios para a saúde.

Ela é rica em vitaminas C, A e E, além de minerais como ferro, potássio e magnésio. A pitaya também é uma boa fonte de fibras, melhorando a saúde do intestino.

Com toda a sua versatilidade, ela pode ser consumida fresca, em saladas, sucos ou vitaminas. Também pode ser usada em receitas de sobremesas, como mousses, sorvetes e bolos.

Foto: Reprodução

Se você quer aprender a fazer o cultivo da pitaya em casa, saiba que isso pode ser mais simples do que você imagina, com resultados incríveis e muito mais sabor nos seus dias.

O passo a passo começa com a escolha da variedade e localização adequadas. Ela precisa de um espaço ensolarado para se desenvolver, e bem drenado. Isso vai garantir o crescimento saudável da pitaya.

O solo precisa ser leve, arenoso e bem drenado, com ajustes de pH se necessário. O ideal é entre 6,0 e 6,5. Acrescente composto orgânico ou esterco ao solo para melhorar a drenagem e a fertilidade.

Para ambientes controlados, como vasos, a dica é garantir a presença de orifícios de drenagem. Cuidados e manutenção, como irrigação moderada e suportes para crescimento vertical, ajudam a promover um cultivo saudável.

Os frutos estarão prontos para colheita após 6 a 9 meses. O sinal de que estão no ponto certo é quando a casca estiver firme e com a coloração vibrante. Na colheita, muita atenção e cuidado. Use tesouras ou facas para evitar danos à planta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário