scorecardresearch ghost pixel



Plantas amareladas: não cometa este grave erro no jardim ou será tarde

As suas plantas estão ficando amareladas? Veja o que é preciso fazer para reverter esse problema no seu jardim.



Você já se deparou com aquela triste cena em que as folhas de suas plantas ficam amareladas? Bem, pode apostar que, na maioria das vezes, o grande vilão por trás desse drama é o excesso de água.

Veja também: Guerra contra as moscas: conheça a planta que elas desprezam – não vai sobrar uma!

É uma ironia que, ao tentarmos manter nossas plantas hidratadas, muitas vezes acabemos contribuindo para sua morte prematura. À primeira vista, os sintomas podem até parecer que a planta está sedenta, mas a realidade é que estamos afogando nossas plantas com todo o carinho do mundo.

Plantas amareladas por água em excesso e falta de drenagem

Um dos erros mais comuns que cometemos é regar nossas plantas em excesso e não fornecer uma drenagem adequada. Afinal, quando as plantas são regadas demais, elas exibem sintomas que lembram desidratação.

Suas folhas começam a amarelar e murchar, eventualmente se transformando em uma cor marrom sem vida. Ou seja, isso acontece porque o excesso de água impede que as raízes da planta respirem, levando à sua deterioração e ao amarelamento das folhas.

Antes de correr para regar suas plantas sedentas, faça o “teste do toque” nas folhas e no solo. Se as folhas estiverem flácidas e o solo estiver encharcado e mole ao toque, é um sinal claro de que a planta está sendo regada em excesso. Então, é hora de entrar em ação e iniciar o controle de danos de emergência.

Se sua planta não estiver em um vaso com drenagem adequada, procure um vaso de terracota com um furo na parte inferior. Em outras palavras, o terracota absorve naturalmente o excesso de água, enquanto o furo de drenagem permite que o excesso de água seja eliminado.

Como resolver?

Para evitar o excesso de rega das suas plantas de casa, adote a regra de não regar novamente até que os primeiros dois a três centímetros de solo estejam secos ao toque. Porém, se você não confia totalmente na sua observação, pode investir em um medidor de umidade do solo.

É importante lembrar que monitorar os primeiros centímetros de solo é uma regra geral para a maioria das plantas de casa. Mas é fundamental verificar as instruções de rega específicas para a espécie de planta que você possui. Afinal, diferentes tipos de plantas preferem diferentes condições de umidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário