scorecardresearch ghost pixel



Pode parecer confusa, mas esta ilusão de ótica mede seu nível de estresse; que tentar?

Saiba a verdade por trás da ilusão de ótica que diz medir o seu nível de estresse e quem é o verdadeiro autor da imagem que faz sucesso na internet.



Você já se perguntou como está o seu nível de estresse? Uma imagem que circula nas redes sociais pode te dar a resposta. Trata-se de uma ilusão de ótica que parece se mover conforme o seu estado emocional. A imagem foi postada no TikTok por um usuário que afirmou que ela foi criada por um neurologista japonês chamado Yamamoto Hasima.

Veja também: Quase impossível, desafio matemático está tirando o sono de muita gente

Segundo ele, se a imagem estiver parada, significa que você está calmo; se ela se mover um pouco, significa que você está estressado; e se ela se mover como um carrossel, significa que você está muito estressado. A postagem viralizou e já tem quase 6 milhões de visualizações e 6 mil comentários de pessoas que relataram suas experiências com a imagem. Saiba mais a seguir:

A origem da ilusão de ótica

Foto: Reprodução/Yurii Perepadia

Mas será que essa imagem realmente tem algum fundamento científico? A verdade é que ela não foi criada por nenhum neurologista, mas sim por um artista gráfico freelancer da Ucrânia chamado Yurii Perepadia.

Conforme o jornal britânico DailyMail, Yurii revelou em seu Twitter que ele é o autor da ilusão de ótica, que ele desenhou no Adobe Illustrator em 2016, usando o efeito de Akiyoshi Kitaoka, um professor de psicologia da Universidade Ritsumeikan, no Japão, especialista em ilusões de ótica.

A ilusão de ótica e a explicação do artista gráfico

Perepadia explicou que a imagem se move porque o cérebro humano tenta encontrar padrões e cores na imagem, que, na verdade, não existem. Ele disse que o movimento da imagem não tem nada a ver com o nível de estresse, mas sim com a visão periférica de cada pessoa.

A visão periférica e o estresse

Isso porque quanto mais a pessoa olha para o centro da imagem, mais ela parece se mover; quanto mais a pessoa olha para as bordas, mais ela parece parar. Desse modo, não se preocupe se você viu a imagem girando como um carrossel. Afinal, isso não significa que você está à beira de um colapso nervoso, mas sim que você tem uma boa visão periférica.




Voltar ao topo

Deixe um comentário