scorecardresearch ghost pixel



Quer conferir o saldo do FGTS? Saiba como fazer isso com o CPF

Consulta do saldo do fundo de garantia está disponível pela internet e pode ser realizada apenas com o número do CPF.



O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança “forçada” do trabalhador brasileiro formada por depósitos mensais feitos pela empresa. Todos os meses, o empregador tem a obrigação legal de depositar um percentual do salário do funcionário em uma conta do fundo.

Leia mais: Revisão do FGTS pode encarecer a casa própria no Brasil

O resgate dos recursos é permitido em caso de demissão sem justa causa ou quando o cidadão opta pelo saque-aniversário. Essa modalidade autoriza a retirada de parte dos valores todos os anos, no mês de nascimento do cotista, mas impede o resgate do dinheiro restante em situação de dispensa.

Muitos trabalhadores que querem acompanhar os depósitos e verificar se tudo está certo ainda acreditam que é preciso comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar a consulta. A boa notícia é que esse processo também pode ser feito pela internet, usando apenas o CPF.

Como consultar o FGTS com o CPF

Para eliminar a burocracia de ter que se deslocar até o banco, o trabalhador precisa baixar o aplicativo FGTS, disponível para aparelhos Android e iOS. Feito isso, é só criar uma conta usando o CPF e uma senha de 6 dígitos para acessar a plataforma quando desejar.

Confira o passo a passo:

  • Baixe o app FGTS na Play Store ou Google Play;
  • Clique na opção “Cadastre-se”;
  • Informe CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha de acesso com seis dígitos;
  • Toque no botão “Não sou um robô”;
  • Abra o e-mail de confirmação e clique no link que foi enviado;
  • Abra o aplicativo e informe o CPF e a senha cadastrada;
  • Responda perguntas adicionais sobre a sua vida funcional;
  • Leia e aceite as condições de uso do aplicativo.

O aplicativo permite a realização de saques, a solicitação de outras modalidades de saque, a realização de consultas de saldos, extratos e muito mais. Com ele, o trabalhador acompanha sua conta do FGTS a qualquer hora, de qualquer lugar, e ainda contribui com a redução da impressão de papel.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário