Embora tenham uma aparência simpática, às vezes, os ratos são roedores que causam diversos problemas no jardim. Nesse caso, costumam roer as plantas, as flores, os frutos e as sementes, causando danos à vegetação, e propagar infecções.
Veja também: Pais de planta de 1ª viagem: 8 cactos suspensos ideais para apartamentos
Ou seja, leptospirose, hantavirose e peste bubônica, a partir da urina, das fezes e até mordidas. Além disso, acabam atraindo predadores que incluem cobras, gatos e corujas, que também afetam o equilíbrio ambiental em pequenos ecossistemas.
5 cuidados no jardim que afastam os ratos
1. Não deixe as folhas acumularem
Em primeiro lugar, um dos erros que atraem ratos para o jardim é deixar folhagens mortas no solo. Afinal, resíduos orgânicos servem de abrigo, de alimento e de ninho, visto que os mamíferos se sentem protegidos em meio às folhas. Por esse motivo, é importante limpar as árvores e as plantas diariamente.
2. Apare a grama com frequência
Outro erro é deixar a grama crescer demais, oferecendo cobertura aos filhotes, enquanto dificulta a visão dos jardins. Desse modo, é necessário mantê-la aparada, usando um cortador manual ou elétrico. Logo, trata-se de uma medida que impede a chegada de insetos, incluindo carrapatos, mosquitos e aranhas.
3. Descarte os galhos que caíram
Quanto aos galhos, conforme mencionado, é imprescindível fazer a coleta, e se a madeira for utilizada, leve-a a um local fechado e seguro. Diante da possibilidade do apodrecimento, escolha um local seguro e bem ventilado. Sendo assim, evite surpresas desagradáveis, e impeça que os camundongos se reproduzam.
4. Mantenha o lixo em um local bem vedado
O quintal é um dos lugares nos quais as lixeiras ficam localizadas, mas é importante descartar o lixo corretamente. Ao passo que o mau-cheiro é um atrativo para os ratos, atente-se à condição dos materiais descartados no jardim. Lembre-se de adquirir uma boa embalagem e um reservatório contra vazamentos.
5. Perdeu o controle? Chame um técnico
Por fim, existem situações que exigem um serviço especializado de dedetização. Portanto, procure uma empresa de controle de pragas, que saiba usar substâncias químicas com responsabilidade. Essa recomendação considera que soluções caseiras acompanham riscos, devido à intoxicação.