scorecardresearch ghost pixel



Se sua zamioculca morrer, você não seguiu os 5 passos básicos de cultivo

Para ter uma planta mais saudável e forte, você precisa ter alguns cuidados básicos, por mais resistente que ela seja. Então, saiba como cuidar da zamioculca.



A zamioculca é uma planta popular no Brasil. Ela cativa os amantes de jardinagem por ter alta resistência, mas isso não anula os cuidados específicos para que ela se mantenha saudável. Confira dicas essenciais para manter a sua planta sempre saudável e forte.

Leia mais: Resistente e fácil de cuidar, palmeira Ráfis atrai boa sorte aos ‘pais de plantas’

É uma planta de folhagem verde brilhante, sendo considerada muito resistente e fácil de cuidar, o que a torna uma opção popular para quem não tem muito tempo. A zamioculca é uma planta ornamental da família das Araceae, nativa da Tanzânia, na África.

Planta saudável e forte

Foto: Shutterstock

A zamioculca pode ser cultivada em ambientes internos ou externos, desde que esteja protegida do sol direto. A planta prefere locais com boa luminosidade, mas pode tolerar ambientes com pouca luz. Por toda essa versatilidade, ela é uma das mais desejadas por aqueles que querem um pouco de verde dentro de casa.

Por ser de baixa manutenção, a rega deve ser feita apenas quando o solo estiver seco por completo, não antes disso. A zamioculca é uma planta tolerante à seca, sendo uma característica das plantas da África. O que significa que ela pode sobreviver por longos períodos sem água.

Então, para que você tenha uma planta saudável e forte, veja algumas etapas essenciais no cultivo da zamioculca:

1. Escolha um arranjo saudável: use vasos grandes com drenagem na parte inferior, adequados ao tamanho da muda, e que permitam o espaço necessário para o desenvolvimento da planta.

2. Substrato que facilita o escoamento: use uma mistura de terra vegetal, areia e perlita ou vermiculita para garantir aeração e evitar o excesso de umidade no solo.

3. Iluminação equilibrada: o mais certo é evitar a exposição direta ao sol, que pode causar queimaduras nas folhas, mesmo que a planta seja considerada muito resistente.

4. Regas espaçadas: a zamioculca economiza água e a rega deve ser feita somente quando o solo estiver completamente seco. Então, regue a cada 15 dias ou quando necessário.

5. Manutenção simples: no dia a dia, tenho o cuidado apenas de remover as folhas mortas, faça a troca de vaso quando necessário e cuide para que o ambiente fique livre de pragas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário