scorecardresearch ghost pixel



Pessoas que pagam pouco na conta de luz seguem estas 5 dicas à risca

Com o aumento dos gastos neste início de ano, economizar na conta de energia pode se ruma boa saída para aliviar o bolso.



A conta de energia é um dos principais gastos dos brasileiros no final do mês. Seja pelo uso básico dos eletrodomésticos ou pelo excesso no uso de alguns aparelhos, como televisão e ar-condicionado, a conta de luz pode impactar significativamente no orçamento dos consumidores. Para diminuir os custos, há práticas que podem ser adotadas com o intuito de economizar.

Veja também: Conta de luz mais barata? Nova medida pode aliviar o bolso dos brasileiros

5 hábitos para diminuir a conta de luz

1. Uso das lâmpadas

O uso de muitas lâmpadas na residência podem aumentar consideravelmente na conta de luz. Assim, a dica dos especialistas é aproveitar ao máximo a iluminação natural, deixando as cortinas abertas durante o dia. Além disso, é indicado a troca de luzes incandescentes por fluorescentes. Para quem deseja economizar ainda mais, a melhor opção são as luzes de LED, que consomem menos energia e possuem maior durabilidade.

2. Escolha aparelhos elétricos econômicos

Ao comprar novos eletrodomésticos, os consumidores devem buscar por opções que funcionem com pouca quantidade de energia elétrica. No Brasil existe um selo da Procel que indica qual o consumo do aparelho em questão. Assim, aqueles que se enquadram na categoria “A” são os mais recomendados, que utilizam menos energia para funcionarem. Em contrapartida, aqueles com o selo “D” são os que mais gastam para funcionar.

3. Uso da cozinha

Alguns eletrodomésticos da cozinha gastam mais energia do que os outros. Dentre eles está o forno elétrico. Assim, para reaquecer a comida, o mais indicado é o uso do micro-ondas, visto que ele consome menos energia. Na hora do preparo, a tampa nas panelas auxilia a cocção dos alimentos, demandando menos tempo de preparação e maior economia.

4. Evite o modo soneca

Diversos aparelhos possibilitam o uso do modo de espera, conhecido também como “modo soneca”. Nessa modalidade, os equipamentos elétricos não são completamente desligados, mas sim deixados funcionando em segundo plano. Dessa forma, o mais indicado é desligar os aparelhos quando não estiverem sendo utilizados, como computador, televisão, micro-ondas, entre outros.

5. Cuidados com as roupas

A máquina de lavar é um dos aparelhos que mais consome energia entre os eletrodomésticos. Segundo os especialistas, o mais indicado é acumular uma quantidade considerável de roupa para utilizar a máquina de lavar, ao invés de ligá-la diversas vezes ao longo da semana. Além disso, a máquina de secar consome ainda mais energia. Para economizar na secagem das peças, o mais indicado é o uso do varal, seja dentro ou fora de casa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário