Se você nunca usou água oxigenada no jardim, está perdendo 6 benefícios incríveis

A água oxigenada é uma substância que pode beneficiar um jardim, tornando-o menos suscetível a doenças, enquanto melhora a saúde de diversas espécies.



Antes de tudo, é válido lembrar que a água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, tem inúmeras aplicações. Nesse caso, trata-se um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e dois de oxigênio.

Veja também: Água ou roupa: o que vai primeiro na máquina de lavar?

Por esse motivo, é uma fórmula que apresenta propriedades oxidantes, ou seja, libera oxigênio. Logo, reúne funções que incluem a desinfecção e assepsia, ao passo que mata microrganismos capazes de causar danos ao organismo.

6 formas de aplicar água oxigenada no jardim para ter plantas bonitas

1. Fertilizar as plantas naturalmente

A princípio, a água oxigenada é um excelente fertilizante, que oxigena as raízes e melhora a absorção de nutrientes. Sendo assim, aumenta a resistência e facilita a floração durante o verão e a primavera. Portanto, basta diluir uma colher de sopa de água oxigenada a 3% em um litro de água e regar as plantas semanalmente.

2. Combater pragas e insetos

Outra maneira de aproveitar certos princípios ativos é na hora de criar uma barreira contra pragas e insetos. Afinal, o líquido tem ação repelente e inseticida, pois mata os ovos, as larvas e os adultos de alguns invasores. Por exemplo, pulgões, cochonilhas e ácaros, que atacam as folhagens, matando a planta.

3. Promover a aeração do solo

Também facilita a aeração do solo, garantindo que o ar circule de modo uniforme, distribuindo a seiva. Essa medida evita o acúmulo de água e a proliferação de fungos, a partir de regas regulares. Desse modo, compreende um processo similar ao da fertilização, que depende de um substrato rico em matéria orgânica.

4. Limpar as ferramentas de jardinagem

Em quarto lugar, a higienização dos utensílios é indispensável, visto que reduz o risco de contaminação. Dito isso, aplique a água oxigenada em um pano e esfregue tesouras, podadores, enxadas e pás. Além de eliminar as sujidades, remove a ferrugem e os resíduos que podem secar e prejudicar os materiais.

5. Acelerar a compostagem orgânica

Quanto à composteira, é possível acelerar a decomposição usando peróxido de hidrogênio. Ao passo que as bactérias precisam completar o ciclo de respiração, o oxigênio é sempre bem-vindo. Por outro lado, ao minimizar os odores desagradáveis, afasta mosquitos, baratas e demais insetos.

6. Germinar sementes novas

Por fim, se você quiser iniciar um plantio, as sementes devem permanecer em uma solução de água oxigenada a 3% por algumas horas. Em seguida, realize o cultivo seguindo as necessidades da espécie. Lembre-se que a terra requer uma mistura de substratos, fertilizantes, umidade e luz solar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário