As chuvas continuam intensas em grande parte do país. Devido aos fortes precipitados, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para os estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Devido à intensidade e do alto volume, as chuvas podem causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nos estados sob alerta.
Veja também: Mais chuva pelo Brasil: fenômeno climático atua no país até sábado (27)
Conforme anunciado pelo alerta, os volumes de chuva poderão ficar entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 100 milímetros por dia. As ventanias podem atingir os 100 quilômetros por hora, exigindo atenção dos moradores devido aos riscos de queda de árvores, de placas e outros possíveis transtornos.
Na Bahia, a previsão indica que o sul, centro-sul e região metropolitana de Salvador sejam atingidos pelas tempestades. No Rio de Janeiro, o alerta vai para a região metropolitana da capital fluminense, do sul e da baixada. Em São Paulo, as áreas afetadas serão o Vale do Paraíba e a região metropolitana da capital.
Recomendações do Inmet
O alerta vermelho é o mais grave emitido pelo Inmet, visto que indica um alto risco de desastre. Devido às fortes chuvas, os volumes intensos e as ventanias, os moradores das regiões sob alerta correm risco de passar por transtornos. Em Belo Horizonte (MG), as fortes chuvas alagaram diversas áreas da cidade nesta terça-feira (23), deixando pessoas ilhadas e provocando a queda de diversas árvores.
Diante dessa situação, a Defesa Civil recomenda que os moradores das áreas atingidas desliguem os aparelhos elétricos e o quadro de energia durante as tempestades. Para aqueles que moram em áreas de encostas, a recomendação é se abrigar em outro local durante as chuvas. Além disso, evite transitar nas regiões alagadas, devido aos riscos gerados pela situação.
Por fim, o Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas para parte do Pará, Rondônia, todo o Centro-Oeste, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, alerta amarelo devido a um possível vendaval na região metropolitana de Porto Alegre.