Se já estava quente, vai ficar ainda pior! Pelo menos é a previsão, com a chegada do verão, no último 22 de dezembro. É a estação do ano com as temperaturas mais altas, causando uma sensação térmica ainda maior do que aquela que se percebe nos termômetros. Se for recorrer ao ar-condicionado, aprenda a melhor forma de se refrescar sem aquecer o bolso no verão.
Leia mais: Ar condicionado x ventilador: qual tem o melhor custo-benefício em 2023?
É muito comum que o aumento das temperaturas leve muitos brasileiros a recorrerem ao uso frequente do ar-condicionado como uma forma de escapar do calor intenso. Apesar disso, a comodidade proporcionada por esse aparelho traz a preocupação com o gasto mais alto com a conta de luz.
Ar-condicionado no verão
Nesta estação do ano, as contas de energia tendem a ficar ainda mais caras pelo uso de aparelhos que ajudam a amenizar o calor. Um dos mais usados é, sem dúvida, o ar-condicionado.
Mas, para fazer um uso mais consciente, sem exageros, o ideal é seguir algumas dicas. Durante a estação mais quente do ano, você pode colocar em prática algumas estratégias.
Por exemplo, você sabia que cada grau Celsius a menos na temperatura configurada implica em um aumento de aproximadamente 10% no consumo de energia?
Por isso, ao considerar o uso e a compra de um ar, leve em conta o tamanho do ambiente a ser climatizado e procure por um aparelho com melhor eficiência energética, adequada para o espaço que você precisa.
Feito isso, o uso inteligente do aparelho é muito importante. Feche janelas e faça um bloqueio da entrada de calor solar com cortinas ou persianas ao ligar o ar-condicionado. Isso ajuda a garantir a melhor eficiência do aparelho. Além disso, a combinação do uso do ar-condicionado com ventiladores é uma tática eficaz para manter o ambiente fresco, reduzindo o consumo de energia.
Instale corretamente o aparelho e faça a manutenção em dia. Manter os filtros limpos e realizar verificações periódicas garantem um desempenho mais eficiente do ar-condicionado, com menor consumo de energia.
O ideal é manter a temperatura em 23 graus Celsius para economizar ainda mais. Assim, você garante mais conforto térmico com o uso do ar-condicionado no verão, sem pesar demais na sua conta de energia.