Ventilador e ar-condicionado juntos gastam menos energia? Segredo que ninguém fala

Devido às altas temperaturas, os brasileiros buscam por formas de economizar enquanto refrescam o ambiente.



Muitas pessoas não sabem, mas associar o uso do ventilador associado ao ar-condicionado é a melhor opção quando o assunto é economizar e refrescar o ambiente com maior agilidade. Enquanto o ar-condicionado troca o ar quente pelo ar frio, o ventilador espalha os ventos frescos pelo ambiente, o que faz com que a temperatura abaixe mais rapidamente.

Veja também: Precisa ‘descansar’? Afinal, ar-condicionado pode ficar ligado 24h ou estraga?

Por ser um aparelho com maior consumo de energia, o uso prolongado do ar-condicionado, mesmo coma tecnologia inverter, pode pesar nas contas no final do mês. Assim, por não conseguir espalhar o ar gelado de forma otimizada pelo ambiente, o ar-condicionado leva um tempo maior para conseguir diminuir a temperatura trabalhando sozinho. Com isso, o seu gasto será maior.

Já o ventilador é conhecido por gastar menos energia. O aparelho foi projetado para aumentar a circulação de ar no ambiente, impedindo que o ar quente fique parado. Assim, quanto menor o aparelho, mais localizada será sua atuação. No caso dos ventiladores de teto, é possível fazer com que o ar circule em todo o ambiente.

Ar-condicionado e ventilador juntos gastam menos energia?

Por mais que não pareça, unir o uso dos dois eletrodomésticos pode diminuir os gastos na conta de energia. Isso porque os dois aparelhos otimizam o sistema de climatização, funcionando em conjunto e trazendo benefícios para o consumidor. Assim, além de auxiliar na temperatura do ambiente, o ventilador irá auxiliar na circulação do ar frio do ar-condicionado, principalmente os modelos de teto.

Ao dispersar o ar quente do ambiente, o ventilador faz com que o ar-condicionado trabalhe menos e, consequentemente, gaste menos energia para manter a temperatura do ambiente de forma uniforme. Com o ventilador e o ar-condicionado, é possível ter um conforto térmico de até 4ºC a menos, além de gastar menos energia.

Por fim, outra dica é utilizar os modelos de ar-condicionado inverter, projetados para gastar menos energia de acordo com a temperatura do ambiente. Outro ponto é ligar o ventilador no modo exaustão, que ao invés de empurrar o ar quente pelo ambiente, o aparelho puxa o calor para o teto, facilitando o trabalho do ar-condicionado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário