scorecardresearch ghost pixel



11hs ou 11h? De agora em diante, nunca mais erre ao abreviar as horas

Saiba como fazer o uso correto da abreviação de horas. Veja também a abreviação de minutos e segundos. Tire suas dúvidas agora mesmo!



A abreviação é uma forma de encurtar palavras ou nomes grafando apenas algumas letras ou sílabas. Assim sendo, uma das principais dúvidas, traçando uma relação das abreviações com os idiomas mundo afora, é referente a indicação das horas.

Veja também: Assim como ‘saudade’ no Brasil, estas 12 palavras são únicas no mundo

Afinal, qual será o símbolo correto e quais são as situações que devemos fazer o uso das abreviações? Supondo que seja o seu caso, sane suas dúvidas logo abaixo.

Como indicar as horas corretamente?

Indo direto ao ponto, a forma correta de fazer o uso das horas é através de um “h” minúsculo e sem a colocação de um ponto. A regra é a mesma para casos no plural e no singular. Portanto, ciente da forma correta, já sabemos que o uso de “H”, “Hr”, ou “Hrs” estão errados.

Ademais, o horário deve estar colocado juntamente ao número, sem a necessidade de espaçamento. Em especial, na indicação de horas cheias não é colocado o zero depois do h. Veja nos dois exemplos abaixo.

  • Fui ao dentista às 10h e o atendimento foi ótimo.
  • Terei aula amanhã às 7h. Será o meu primeiro dia na escola nova.
  • São 15h!

Abreviação de minutos

Supondo que você tenha que indicar um horário com a adição de alguns minutos, ou seja, não sendo um horário cheio, siga os passos abaixo.

A reunião começa às 10h30.
Vou ao jogo de futebol às 9h25.

E para indicar a duração de algo?

Indicar a duração de algo no português em horas também pode ocasionar confusões. Para indicar o tempo decorrido é preciso escrever por extenso.

  • O filme tem uma duração de três horas e dez minutos.
  • O show que fui durou uma hora.
  • Abreviação de segundos

Por fim, os segundos são representados pela letra ‘s’. Alguns exemplos são:

  • O meu teste durou 30s.
  • Resolvi o cubo mágico em 55s.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário