scorecardresearch ghost pixel



7 dicas infalíveis para quem tem ar-condicionado e não quer pagar caro na conta de luz

Altas temperaturas e conta de luz nas alturas: saiba como economizar sem abrir mão do conforto térmico.



A expectativa é que as altas temperaturas sigam por todo o país até o final do verão, em março. Com isso, não é raro encontrar pessoas reclamando do quanto a conta de luz tem pesado no bolso, principalmente por conta do uso do ar-condicionado. Apesar de parecer uma tarefa impossível, saiba que é possível economizar sem deixar o conforto térmico de lado.

Leia mais: Ar-condicionado com ventilador funciona? ‘Gambiarra’ pode dar certo

Para isso, basta seguir as sete dicas abaixo. Elas são do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e da Frente Nacional de Consumidores de Energia.

1- Utilize o termostato de forma eficiente

Com a onda de calor, não se esqueça de ajustar o termostato para uma temperatura que seja confortável, entre 23°C e 25°C. Pode parecer bobagem, mas a diminuição de apenas um grau na temperatura pode ter um grande impacto na economia de energia.

2- Mantenha o ambiente isolado

Se vai ligar o ar-condicionado, feche portas e janelas. Assim você evita a entrada de ar quente e também a saída do ar frio. Desta forma, a temperatura interna fica estável, reduzindo a necessidade do ar-condicionado se esforçar mais para compensar a perda de calor.

3- Manutenção

Não se esqueça de limpar regularmente os filtros de ar do ar-condicionado. Isso porque, com os filtros sujos, há uma diminuição da eficiência do equipamento, o que faz o consumo de energia aumentar. Portanto, faça revisões periódicas com um técnico para garantir o funcionamento adequado do aparelho.

4- Ventilação natural

Aproveite as horas mais frescas do dia para desligar o ar-condicionado e aproveite a ventilação natural. Abra as janelas, assim o ar fresco poderá circular no ambiente. A simples ação pode reduzir a necessidade de usar o aparelho por períodos muito longos.

5- Ventiladores de teto

Pode parecer estranho, mas combinar o uso de ventilador de teto e ar-condicionado é interessante. A prática ajuda na circulação de ar frio de forma mais eficiente. Em outras palavras, será possível aumentar a temperatura do termostato sem comprometer o conforto térmico.

6- Cortinas e persianas

Durante o dia, deixe as cortinas ou persianas fechadas. Isso vai bloquear a entrada de luz solar, que esquenta o ambiente. Ao reduzir a carga térmica sobre o ar-condicionado, se diminui também a necessidade de resfriamento, exigindo menos do aparelho.

7- Tecnologia inverter

Se os aparelhos de ar-condicionado forem antigos, considere substituí-los por versões com tecnologia inverter. Isso porque, tais aparelhos ajustam automaticamente a velocidade do compressor de acordo com a necessidade de resfriamento. Isso gera uma economia de energia significativa quando comparado aos modelos tradicionais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário