scorecardresearch ghost pixel



Adesivos anti-radar viram moda, mas motorista pode pagar multa salgada

Os agentes de fiscalização de trânsito estão de olho no uso dos adesivos anti-radar. A prática é ilegal e os motoristas podem ser multados.



Os adesivos anti-radar, que prometem tornar os carros “invisíveis” aos radares de velocidade, passaram a ser usados por motoristas do Brasil inteiro. Vídeos que mostram como é o uso viralizaram nas redes sociais nos últimos dias. Mas, atenção: essa prática é ilegal. Veja quais são as consequências para aqueles que forem flagrados.

Leia mais: Mais de 500 motoristas deste estado podem perder a CNH; veja o que eles fizeram

O uso desses dispositivos é ilegal e pode resultar em multas e outras penalidades. Os adesivos anti-radar são geralmente feitos de materiais que refletem ondas de radar. A ideia é que, ao serem colados na placa do carro, o adesivo reflita o sinal do radar de volta para o dispositivo, ou seja, impedindo a captura da placa.

Prática ilegal!

Foto: Shutterstock

Nos últimos meses, o uso de adesivos anti-radar cresceu em todo o Brasil. Na internet, vários vídeos ensinam como fazer o uso deles. Mais do que isso, mostra a maneira que ele funciona para evitar as multas.

Isso sem contar a variedade de páginas de lojas virtuais que vendem os tais adesivos. Se você está pensando em entrar nessa onda, é bom saber que a prática é ilegal no Brasil por dois motivos principais.

O primeiro deles é a interferência na fiscalização de trânsito. Os adesivos anti-radar dificultam a capacidade dos radares de detectar veículos em excesso de velocidade, o que pode comprometer a segurança nas vias.

Outro ponto é a violação do Código de Trânsito Brasileiro. O artigo 218 proíbe a utilização de “qualquer dispositivo antirradar ou similar”. Quem for flagrado com os adesivos nas placas pode pagar uma multa de R$ 293,47. valor previsto no artigo 218 do CTB.

Além disso, o veículo pode ser apreendido caso o condutor seja flagrado utilizando um adesivo anti-radar. E a soma de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com o uso maior dos adesivos, os agentes de trânsito e da Polícia Militar estão atentos a essa prática, reforçando a fiscalização para preservar a segurança no trânsito. É importante respeitar os limites de velocidade e entender que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.

E tem mais um detalhe. Os adesivos anti-radar não são eficazes contra todos os tipos de radares. Por isso, você pode levar uma multa pela infração e, ainda, outra pelo uso dos adesivos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário