Uma ação coletiva nos Estados Unidos está processando a Amazon.com por violar uma lei de proteção ao consumidor. A acusação é de que a varejista está direcionando centenas de milhões de consumidores para itens de preços mais altos e mascarando aqueles mais em conta, tudo para lucrar mais.
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Segundo as queixas apresentadas no tribunal federal de Seattle, a Amazon.com está programando o algoritmo para decidir o que exibir na sua “Buy Box”. Para quem não sabe, a Buy Box são as sugestões que aparecem nas pesquisas do site.
A reclamação é de que muitas vezes as opções de preços mais baixos e prazo de entrega mais rápido estavam sendo ocultas.
Melhores preços? É bom ter atenção
Segundo o mais recente processo antitruste movido contra a Amazon pela Comissão Federal de Comércio dos EUA e 17 Estados, compradores selecionam as opções da Amazon quase 98% das vezes apenas clicando nos botões “Adicionar ao carrinho” e “Comprar agora”.
Porém, a denúncia diz que os clientes são induzidos a acreditar que encontraram os melhores preços, quando, na verdade, podem existir produtos mais em conta na loja virtual.
Supostamente, a Amazon teria criado um algoritmo para beneficiar vendedores terceirizados que participam do programa Fulfillment By Amazon. Segundo o processo, eles pagam taxas maiores pelo armazenamento do estoque, embalagem, envio, devoluções e outros serviços.
“Ao mesmo tempo em que identifica ostensivamente a seleção que os consumidores fariam se considerassem todas as ofertas disponíveis, o algoritmo Buy Box da Amazon favorece de forma enganosa os lucros da própria Amazon em detrimento do bem-estar do consumidor“, explica a denúncia.
O que a Amazon diz sobre o caso
Até o momento, a gigante varejista não quis comentar sobre o caso. Os autores da queixa buscam por indenização pelas supostas violações da Amazon.
Desde 2016, uma lei do Estado de Washington atua contra essas práticas comerciais enganosas que podem significar uma perda financeira enorme aos clientes.