O Carrefour Brasil divulgou na última segunda-feira (19) seu balanço do quarto trimestre, período em que registrou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões. Considerando o mesmo período do ano anterior, quando a empresa gerou lucro líquido de R$ 426 milhões, o resultado corresponde a uma perda bastante expressiva.
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A perda chegou a R$ 795 milhões entre janeiro e dezembro, contra R$ 1,73 bilhão em ganhos em 2022. Segundo o grupo varejista, os números refletem o impacto contábil, as despesas e os custos com o fechamento de lojas físicas, processo que deve continuar ao longo de 2024.
Novos fechamentos
Ainda no documento, o Carrefour comunicou a venda ou fechamento de 123 lojas estruturalmente não rentáveis, sendo 16 hipermercados, 94 pontos de venda da marca TodoDia e 13 da Nacional e Bom Preço.
No último trimestre de 2024, foram encerrados 11 supermercados. Em janeiro, saíram do portfólio da companhia mais 93 pontos de venda, sendo 16 hipermercados e 77 supermercados.
“Outras 19 lojas deverão ser fechadas definitivamente até o segundo trimestre de 2024 […] Até meados de 2024, a bandeira Todo Dia não fará mais parte do nosso portfólio”, detalhou no comunicado.
“Com o fim da operação dessas lojas, esperamos adicionar aproximadamente R$ 200 milhões de EBITDA [lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização] por ano (recorrente), uma vez que essas lojas estão em déficit operacional. Adicionalmente, esperamos vender os imóveis de 40 dessas 123 lojas, captando caixa adicional que deverá compensar o impacto negativo das iniciativas de desmobilização no caixa”, completa o grupo.
Atacadão e Sam’s Club
Sobre as marcas Atacadão e Sam’s Club, o Carrefour afirmou no balanço trimestral que planeja avançar com os negócios e converter cerca de 20 supermercados existentes nas duas bandeiras. Somente em 2023, foram inauguradas 15 lojas do Atacadão em diversos estados brasileiros.