Com o aumento das temperaturas em todo o Brasil, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a melhor opção custo-benefício para refrescar os ambientes. Na hora de optar entre ventilador, ar-condicionado e climatizador, uma das principais preocupações é o impacto que os aparelhos podem ter na conta de energia.
Leia também: Onda de calor chegando: 3 dicas para usar o ar-condicionado sem gastar muito
No entanto, antes de afirmar qual gera maior gasto energético, é preciso analisar individualmente as necessidades de cada ambiente. Além disso, outro ponto a ser levado em consideração são os pontos positivos e negativos de cada aparelho para tomar a decisão correta.
1. Vantagens e desvantagens do ventilador
Os ventiladores são responsáveis por criar a circulação de ar em um ambiente. Assim, eles apenas puxam o ar ao seu redor e devolvem para o ambiente, criando ventos em locais fechados. Dentre as vantagens do ventilador, está a versatilidade de mover o aparelho entre diferentes cômodos, além de gerar um conforto térmico com a circulação do ar. Outra vantagem do aparelho é o seu baixo custo e valor baixo das peças em caso de necessidade de manutenção.
Em contrapartida, os ventiladores não possuem a capacidade de alterar a temperatura do ambiente. Assim, em locais quentes, o ventilador irá soprar vento quente, visto que ele não consegue refrigerar o vento e o ambiente. O barulho do aparelho também é um ponto que pode incomodar na hora de dormir ou em ambientes que precisam ser silenciosos.
2. Pontos positivos e negativos do climatizador
Em locais com baixa umidade, o climatizador é uma boa opção por utilizar o processo de resfriamento por evaporização. Ou seja, o aparelho retira o calor do ar e aumenta a umidade do ambiente. Além disso, o valor do aparelho é mais baixo ao ser comparado com o ar-condicionado, possuindo também uma manutenção barata em caso de necessidade de reparação.
Por outro lado, o resfriamento gerado pelos climatizadores ocorre de forma moderada no ambiente. Dependendo do tamanho do ambiente, o aparelho pode não conseguir reduzir a temperatura do ar. Em locais com clima úmido, o processo de evaporação é menos eficiente devido à menor diferença de pressão entre a água e o ar.
3. E o ar-condicionado?
Por fim, o ar-condicionado consegue resfriar significativamente a temperatura do ambiente. Com isso, os usuários conseguem controlar a temperatura, permitindo a seleção e os ajustes conforme a necessidade do ambiente. Ademais, o ajuste da temperatura ocorre de forma quase imediata, além de diferentes modelos que aumentam a opção mais adequada para o espaço e orçamento do usuário.
Em relação às desvantagens, o custo do aparelho é elevado, principalmente nos modelos que possuem tecnologias mais avançadas. Outro custo envolvendo o aparelho é a necessidade da instalação, que demanda a contratação de um profissional especializado. Para manter o aparelho funcionando corretamente, é preciso realizar manutenções constantes, o que pode gerar custos frequentes ao consumidor.