Carnaval será debaixo de sol ou de chuva? Confira a previsão do tempo

Inmet prevê temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, com áreas específicas recebem pancadas de chuva.



O Carnaval 2024 está chegando e o folião que gosta de botar o bloco na rua só pensa em uma coisa: como estará o clima durante a festa. Embora a previsão do tempo seja de céu aberto em boa parte do país, quem se prepara com antecedência pode evitar surpresas desagradáveis.

Leia mais: 3 latinhas por R$ 10: Zé Delivery divulga descontos exclusivos para o carnaval

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um boletim que mostra que a folia será marcada por temperaturas elevadas na maioria dos estados, mas podem ocorrer pancadas de chuva em regiões específicas. Afinal, onde pode chover durante a festa?

Previsão do tempo no Carnaval

As temperaturas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e grande parte do Sudeste ficarão acima da média durante os dias de Carnaval. De 9 a 13 de fevereiro, as médias previstas estão em torno de 30ºC nos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e áreas do Matopiba.

Já no centro-sul do Rio Grande do Sul e no sul de Minas Gerais, os termômetros marcarão médias de 25 ºC.

Por outro lado, no sul do Espírito Santo, leste de Santa Catarina e Rio de Janeiro, as temperaturas podem ficar um pouco abaixo da média. A notícia é boa porque reduz a intensidade térmica e traz um frescor para curtir com mais conforto.

E a chuva?

A chuva durante a festa é bem comum em algumas regiões do país, onde a população já sabe que essa é uma característica do Carnaval. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), os volumes devem ultrapassar a média em áreas centrais e no sudeste brasileiro entre os dias 7 e 13 de fevereiro.

A celebração será chuvosa em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, onde os acumulados podem superar os 50 mm.

“Ainda é cedo para dizer que essa chuva vai estragar o carnaval, mas dá para adiantar que não será um período ensolarado”, disse a porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário