O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) está com 20 mil vagas abertas no programa CNH Rural, criado para promover a formação, qualificação e habilitação profissional gratuita de condutores. O projeto é uma parceria do órgão com o Governo de Pernambuco.
Leia mais: Vale a pena deixar R$ 100 mil (ou mais) em contas digitais como a do Nubank?
Podem concorrer às habilitações sem custo apenas os agricultores familiares do estado. O candidato que não comprovar a condição de agricultor familiar será desclassificado do processo seletivo.
As vagas disponibilizadas são para tirar a primeira CNH na categoria A ou B, adicionar categoria A ou B e renovar o documento na categoria A, B ou A. Todas as etapas do processo de habilitação serão oferecidas sem taxas, tais como:
- Captura de foto e digitais
- Exame de aptidão física e mental
- Avaliação psicológica
- Curso teórico-técnico
- Exame teórico-técnico
- Curso prático de direção veicular
- Exame prático de direção veicular
Como se inscrever
Para participar, o interessado deve realizar sua inscrição até o dia 6 de abril, no site do Detran-PE. Além de ser morador de Pernambuco, é necessário integrar o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) ou possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Os candidatos selecionados deverão comparecer ao órgão, mediante agendamento prévio, para apresentar os documentos comprobatórios das informações prestadas no ato da inscrição. A lista dos selecionados e o prazo para comparecimento e validação da inscrição será publicada periodicamente no site do Detran-PE, até o término do programa.
Conforme o regulamento, é obrigatória a realização de no mínimo duas aulas práticas de direção veicular antes da marcação do segundo reteste do exame prático de direção veicular a partir da segunda reprovação.
O prazo para conclusão do processo de emissão da CNH é de 12 meses. Já o edital terá validade até 31 de dezembro de 2026 ou até a ocupação de todas as 20 mil vagas disponíveis.