scorecardresearch ghost pixel



Conheça os aplicativos que podem te auxiliar na declaração do Imposto de Renda

Ferramentas disponíveis gratuitamente facilitam o processo para o contribuinte e evitam erros na hora de prestar contas.



Dezenas de novos aplicativos para celular são lançados todos os dias com as mais variadas funções. Hoje, uma pessoa pode utilizar essas ferramentas para realizar operações que vão desde se lembrar de tomar água durante o dia, até controlar as finanças pessoais e empresariais.

Leia mais: Quais são e quando devem ocorrer as mudanças nos impostos sobre a renda?

Para quem não abre mão da comodidade trazida pela tecnologia, algumas plataformas podem ser bastante úteis na hora de prestar contas com a Receita Federal. Elas auxiliam na organização e garantem mais facilidade ao processo de envio da declaração do Imposto de Renda.

Esses recursos surgiram para apoiar o contribuinte e reduzir o número de erros no preenchimento do documento. Portanto, sua utilização pode ser bem útil, sobretudo porque informações incorretas podem gerar grandes prejuízos, como multas e até processos por crime tributário.

Aplicativos que facilitam a declaração do IR

O primeiro e mais famoso aplicativo é o Meu Imposto de Renda, lançado pela própria Receita Federal. Além de enviar a declaração diretamente pelo celular, sem a necessidade de um computador, o contribuinte tem uma série de serviços à sua disposição, tais como:

  • Retificar declarações;
  • Visualizar recibos de entrega;
  • Baixar cópias de declarações;
  • Consultar pendências;
  • Consultar débitos;
  • Emitir DARF, para pagar via código de barras ou PIX.

Outra opção bastante prática e totalmente gratuita é o app Leãozinho do Imposto de Renda. Com ele, o cidadão recebe ajuda no cálculo do imposto a ser pago e também tem acesso a dicas de como economizar. A ferramenta ainda oferece opções como um passo a passo para evitar erros na declaração.

Para quem deseja ainda mais auxílio tecnológico, muitos brancos começaram a oferecer recursos para importação dos dados bancários diretamente para a declaração. Além de economizar tempo, o cidadão não corre o risco de cometer erros e ter que retificar o documento.

Entrega do Imposto de Renda

Segundo a Receita, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2024 vai de 15 de março a 31 de maio, totalizando dois meses e meio de intervalo. O período de entrega será fixo, conforme informado em comunicado.

“A partir deste ano, a entrega das declarações do imposto de renda da pessoa física ocorrerá no período de 15 de março a 31 de maio”, disse o órgão federal.

A apresentação do documento é obrigatória para todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2023, ou se enquadram nas demais situações que exigem a prestação de contas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário