scorecardresearch ghost pixel



Cuidado ao sair de casa hoje: pode chover forte nestes estados; veja onde

Enquanto a região Sul continua com a incidência de chuvas, o Nordeste registra temperaturas de até 40ºC nesta sexta-feira (02).



A primeira sexta-feira de fevereiro será de chuva em grande parte do Brasil. Segundo a previsão do tempo, a região Sul terá pancadas de chuva em partes de Santa Catarina e do Paraná. Contudo, os acumulados serão baixos, acontecendo de forma rápida. Em contrapartida, o tempo firme e o calor são destaque para o Rio Grande do Sul, oeste catarinense e sudoeste do Paraná.

Veja também: Vai chover em fevereiro? Inmet divulga a previsão para o mês do Carnaval

No Sudeste, os temporais com volumes significativos acontecerão entre o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e em pontos do Triângulo Mineiro. Os precipitados acontecem principalmente devido a instabilidades em altos níveis da atmosfera, associadas a um cavado. No norte mineiro, tempo permanece firme, com temperaturas elevadas.

As chuvas estarão presentes também no Centro-Oeste, mesmo que de forma rápida e intercalada com momentos de sol. No entanto, os volumes podem ser maiores no sul de Goiás e no noroeste de Mato Grosso, devido à influência das instabilidades presentes no Amazonas. Com isso, é necessário manter a atenção para os possíveis transtornos causados pela força das chuvas.

Calor intenso no Nordeste e chuvas no Norte

Por outro lado, o tempo firme predomina no Nordeste, com muito sol e temperaturas elevadas. No Ceará e no Rio Grande do Norte, são esperadas altas temperaturas, de até 40ºC, nesta sexta-feira (02), na maior parte dos estados. No litoral da Bahia e em Sergipe, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada, assim como no oeste do Piauí e no Maranhão.

Por fim, as chuvas acontecem também no Norte do Brasil, causadas por instabilidades tropicais locais e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica. Dessa forma, se mantém o potencial para grandes volumes no Amazonas, em Rondônia e no Pará. Os moradores da região devem ficar atentos devido ao risco de transtornos causados pelas chuvas volumosas e pelo solo com alta umidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário