scorecardresearch ghost pixel



Tire a poeira do ventilador: janeiro levou o frio e calor volta com tudo em fevereiro

Com temperaturas mais altas e um menor nível de chuvas, fevereiro chega prometendo ser um mês quente e seco em todo país.



O primeiro dia de fevereiro será marcado por chuvas em diferentes regiões brasileiras! Segundo a previsão do tempo, pancadas de chuvas estão previstas para acontecer no centro e no leste da região Sul, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. Os precipitados acontecerão devido à atuação de um cavado em altos níveis da atmosfera.

Veja também: PIS/Pasep 2024: calendário do ano-base de 2022 é divulgado; veja as datas

Além disso, a circulação de ventos úmidos favorece o aumento dos volumes nos municípios próximos ao litoral. Em contrapartida, o Rio Grande do Sul terá o tempo seco neste início de fevereiro, contando com temperaturas cada vez mais altas. Dessa forma, é necessário que os moradores fiquem atentos ao calor extremo que será registrado nos próximos dias.

No Sudeste, as pancadas de chuva são motivo de alerta para a zona leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Zona da Mata Mineira. Uma frente fria irá causar chuvas volumosas, com potencial para possíveis alagamentos e erosão do solo. Nas demais áreas da região, são esperadas chuvas com menores volumes.

Previsão para as demais áreas do país

As chuvas ainda acontecem de forma generalizada no Centro-Oeste, em razão de um cavado de níveis médios e altos da atmosfera. Dessa forma, são esperados grandes volumes em áreas pontuais do oeste e norte do Mato Grosso, além do centro de Goiás. Por outro lado, o Mato Grosso do Sul conta com pouca probabilidade de chuva, além de altas temperaturas.

Na região norte, as chuvas persistem devido a áreas de baixa pressão atmosférica. Devido a isso, são esperados grandes volumes entre Rondônia, Amazonas, Acre e oeste do Pará, com possível chance para transtornos.

Por fim, o Nordeste começa a ter previsão com poucas chuvas. As pancadas são esperadas em toda a região, porém já de forma rápida e intercalada com períodos de sol e muito calor. Entre o Maranhão e o Piauí, maiores volumes de chuva serão registrados, porém, de forma pontual. Na faixa leste da região, não haverá registro de chuva, somente de altas temperaturas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário