Os aplicativos de fintechs tornaram muito mais fácil para as pessoas obterem aprovação para empréstimos e acessarem seu dinheiro online. Mas com o acesso fácil para os usuários também surgem novas oportunidades para os golpistas.
Leia mais: Quer se livrar de gente chata no WhatsApp? 6 passos que todos deveriam saber
Especialistas em tecnologia estão alertando os usuários de smartphones sobre 17 aplicativos financeiros que estão infectados com malware.
Os aplicativos permitem que criminosos cibernéticos roubem dados confidenciais, incluindo informações financeiras, e foram detectados na Play Store do Google e na App Store da Apple, de acordo com a Forbes.
Perigos dos aplicativos
Pesquisadores da empresa de segurança cibernética ESET afirmam que, ao longo de 2023, notaram um “crescimento alarmante” de aplicativos de empréstimo enganosos, disfarçados de serviços legítimos de empréstimo pessoal que prometem acesso rápido e fácil ao dinheiro.
Apelidados de “SpyLoan” pela ESET, os aplicativos são projetados para fraudar os usuários, oferecendo-lhes empréstimos atraentes, enquanto roubam suas informações pessoais e financeiras para chantageá-los e, eventualmente, obter seu dinheiro.
Depois de baixados, os aplicativos maliciosos solicitam que o usuário aceite os termos de serviço e conceda permissões aos dados confidenciais armazenados em seu dispositivo.
O malware então rouba informações confidenciais das vítimas, e os criminosos usam isso para “assediar e chantagear” os usuários para cumprirem suas demandas.
Esses dados incluem registros de chamadas, eventos de calendário, informações do dispositivo, listas de aplicativos instalados, informações da rede Wi-Fi local, listas de contatos e até dados de localização, de acordo com a ESET.
“Acreditamos que o verdadeiro propósito dessas permissões é espionar os usuários desses aplicativos, assediá-los e chantageá-los e a seus contatos”, disse Lukas Stefanko da ESET.
As vítimas são atraídas por meio de marketing nas redes sociais e mensagens de texto, com os aplicativos disponíveis para download em sites fraudulentos dedicados e lojas de aplicativos de terceiros.
Desde então, os aplicativos foram removidos das lojas de aplicativos, mas os especialistas estão pedindo aos usuários que verifiquem se já os baixaram e os excluam imediatamente.
Aplicativos que roubam seus dados
Os aplicativos duvidosos, listados no PhoneArena , são:
- AA Kredit
- Amor Cash
- GuayabaCash
- EasyCredit
- Cashwow
- CrediBus
- FlashLoan
- PréstamosCrédito
- Préstamos De Crédito – YumiCash
- Go Crédito
- Instantáneo Préstamo
- Rápido Crédito
- Finupp Lending
- 4S Cash
- TrueNaira
- EasyCash