scorecardresearch ghost pixel



Fuja da dor de cabeça! 6 itens que NÃO podem faltar no contrato de aluguel

Veja 6 fatores essenciais para fazer o aluguel de um imóvel sem dor de cabeça. Saiba como escolher a melhor localização e o valor ideal.



Morar de aluguel oferece uma flexibilidade que pode ser fundamental em diferentes fases da vida. Para muitos, representa a liberdade de se mudar conforme as necessidades e oportunidades surgem, sem o compromisso de um investimento imobiliário fixo.

Veja também: Xô, mosquito da dengue! 7 dicas poderosas para proteger sua casa e sua família

Diante disso, o aluguel é uma opção cada vez mais procurada pelos brasileiros que desejam morar bem sem gastar muito. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 20% dos domicílios no país são alugados, um aumento expressivo desde 2016.

Contrato de aluguel: 6 fatores para se atentar

Mas antes de fechar o negócio, é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora de assinar o contrato de locação. Por isso, confira a seguir seis fatores essenciais para evitar problemas futuros com o seu aluguel:

1. Escolha bem a localização do imóvel que pretende alugar

Primeiramente, a localização é um dos fatores mais importantes na hora de alugar um imóvel. “Priorize morar em lugares de fácil acesso ou perto do trabalho, da escola e de pessoas da rede de apoio. Pesquise sobre comércio, serviços e transporte público no bairro e nos arredores. Avalie também a segurança, o barulho e a rotina do condomínio, pois é fundamental que essas questões não impactem negativamente o dia a dia”, recomendou Jonas Marchetti, diretor de crédito da plataforma imobiliária QuintoAndar, em entrevista ao site Capitalist.

2. Tenha o aluguel dentro do seu orçamento

O valor do aluguel deve ser compatível com o seu orçamento mensal. Lembre-se de considerar outras despesas fixas e variáveis que acompanham a locação, como o condomínio, o IPTU, o seguro-incêndio e as contas de consumo.

3. Visite e examine o imóvel com atenção

A visita ao imóvel é indispensável. Verifique aspectos como o nível de ruído, as condições de tráfego, o estado de conservação do imóvel, a ventilação e a incidência de luz solar. “Se possível, vá acompanhado de algum profissional de obras ou arquiteto que te ajude a avaliar os aspectos mais técnicos”, sugeriu Jonas.

4. Lembre-se da vistoria

O termo de vistoria é essencial, pois documenta as condições do imóvel no início do aluguel. “Certifique-se de revisá-lo cuidadosamente. O ideal é acompanhar o processo e anotar minuciosamente todos os detalhes”, orientou Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign, também em entrevista ao site Capitalist.

5. Saiba quais são os custos extras para além do aluguel

Certifique-se de que todos os custos extras, como o IPTU e as despesas de condomínio, estejam claros no contrato. Verifique também as multas por atraso ou rescisão contratual.

6. Conheça as responsabilidades com manutenções e reparos

O contrato deve especificar quem é responsável por quais tipos de manutenção e reparos. Geralmente, os danos estruturais ficam por conta do proprietário, enquanto os danos causados pelo uso diário são responsabilidade do inquilino.

*Com informações do site Capitalist.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário