Os carregadores de celular se tornaram uma verdadeira polêmica na internet há alguns anos, visto que a Apple deixou de fornecer gratuitamente o carregador com o novo iPhone adquirido. Devido ao preço do item, muitos consumidores optam por uma versão paralela e mais barata. No entanto, alguns ainda escolhem investir em um carregador original, visando garantir a saúde da bateria do smartphone.
Veja também: iPhone da Shopee é verdadeiro? Veja dicas para não cair em um golpe!
No entanto, muitos acabam sendo enganados por comerciantes que agem de má-fé, levando para casa um carregador falsificado pelo preço de um exemplar original. Mesmo parecendo uma tarefa difícil, é possível seguir algumas dicas para descobrir se o carregador é realmente original ou se é apenas uma cópia falsificada.
Como descobrir se o carregador é original?
O uso de carregadores falsificados pode danificar não apenas o celular, mas também a rede elétrica do local em que está sendo utilizado. Por não passarem pelos mesmos testes de segurança e serem verificados, esses carregadores podem causar grandes riscos aos usuários. Por isso, existem algumas diferenças entre o produto original e o falsificado.
A primeira delas é a embalagem em que o carregador é vendido. Os originais possuem uma embalagem de alta qualidade, com informações claras sobre o produto e uma impressão de excelente qualidade. No caso dos falsificados, a embalagem costuma ser mais frágil, além de contar com uma impressão em pior qualidade.
Outro ponto a ser analisado é o carregador em si, buscando por sinais de autenticidade. Assim, os carregadores originais possuem logotipos claros e bem impressos, enquanto os falsificados podem não apresentar essa impressão ou até mesmo ter logotipos desgastados. O desempenho do carregador também mostra sua autenticidade, visto que um carregador falsificado gera cargas menos duráveis.
Por fim, um ponto importante a ser levado em consideração na hora da compra é verificar o preço do local em questão com o de lojas confiáveis. Caso o item esteja sendo vendido por um valor muito abaixo do preço comum, é possível que ele seja falsificado ou até mesmo que apresente falhas em seu funcionamento.