scorecardresearch ghost pixel



Azeite barato? Cuidado! Ele pode ser falsificado; saiba como identificar

Com a constante alta nos preços do azeite, os consumidores devem se manter atentos aos produtos com valores abaixo da média.



Uma operação criada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em parceria com a Anvisa, já apreendeu milhares de garrafas de azeites fraudados nas últimas semanas. Segundo uma Análise Sensorial do Mapa, cerca de 84% dos azeites comercializados como extravirgem no Brasil são fraudados.

Veja também: Azeite de oliva custa R$ 75 no Brasil e preço pode subir em 2024

Além de prejudicarem o consumidor financeiramente, vendendo um produto que não é o que alega ser, os azeites fraudados podem causar danos à saúde. O item está no pódio dos alimentos mais fraudados no Brasil e no mundo, principalmente após a alta considerável do preço do azeite nos supermercados de todo o mundo.

A principal adulteração é a mistura do óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais. O segundo lugar das fraudes dica com as irregularidades de classificação, em que o produto é apresentado como extravirgem, quando, na realidade, é apenas virgem.

Como identificar um azeite fraudado?

Além da questão financeira, o maior problema para o consumidor com os azeites adulterados é a ausência dos benefícios à saúde. Muitos consumidores adquirem o produto desejando os benefícios do azeite extravirgem. No entanto, ao comprarem o produto adulterado, acabam consumindo um óleo de baixa qualidade, com gorduras prejudiciais ao organismo.

Dessa forma, é preciso manter a atenção na hora de comprar o azeite para evitar adquirir um produto adulterado. Assim, desconfie de preços abaixo da média, visto que quase 100% dos azeites vendidos no Brasil são importados.

Na hora da escolha, opte por produtos que foram fabricados há menos de seis meses, conferindo pela data de fabricação. Ademais, é recomendado priorizar marcas em que a extração e o envase do azeite ocorreram no mesmo local. Outra forma é conferir a lista de azeites irregulares já apreendidos pelo Mapa.

Por fim, caso você já tenha comprado o azeite e queira saber se ele é fraudado, coloque uma pequena quantidade do produto em um copo transparente na geladeira e deixe de um dia para o outro. Caso tenha óleo na mistura do azeite, ele não irá se solidificar e permanecerá líquido. Se o produto for apenas azeite, ele se solidificará parcialmente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário