A Austrália pode estar prestes a mudar significativamente para muitos trabalhadores. Uma medida revolucionária que vai ao encontro do equilíbrio entre vida profissional e pessoal visa permitir que funcionários ignorem ligações e mensagens de seus chefes após o fim do expediente.
Veja também: 29 nomes de avós populares que sumiram dos cartórios, mas são lindas joias
A medida, chamada de “o direito à desconexão”, faz parte de um conjunto de alterações às leis trabalhistas. O projeto de lei, proposto pelo governo federal australiano, tem como principal objetivo proteger os direitos dos trabalhadores e ajudar a restaurar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Ele deve ser apresentado ao parlamento ainda esta semana.
Qual impacto sobre as horas extras e os trabalhos flexíveis na Austrália?
A lei da desconexão tende a impedir que os funcionários sejam obrigados a realizar horas extras, e que estas não sejam remuneradas.
Conforme o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese, aqueles que não trabalham 24 horas por dia, não devem ter uma penalização se não estiverem à disposição durante todo esse período.
Vale ressaltar que já existem leis semelhantes que dão aos funcionários o direito de desligar seus dispositivos de trabalho na França, Espanha e em outros países da União Europeia.
Possíveis impactos
A lei de desconexão não só promete promover um ambiente de trabalho mais saudável, mas também reforça a importância de respeitar os limites entre a vida profissional e pessoal. Essa nova regra significa mais do que apenas ignorar ligações fora do horário de trabalho; trata-se de uma transformação cultural no ambiente de trabalho.
A iniciativa de permitir que funcionários ignorem comunicações fora do expediente pode inicialmente parecer contra-intuitiva para a produtividade, mas estudos sugerem o contrário. Essa abordagem promove um trabalho mais focado e eficiente durante o expediente, sabendo que o tempo fora dele será resguardado. Portanto, podem se beneficiar de um equilíbrio trabalho-vida mais saudável, contribuindo para uma redução no estresse e um aumento no bem-estar geral.