O Google Assistente no Google Maps incorporou mudanças no “Modo Carro” na última quarta-feira (7). As especulações sobre o encerramento do recurso começaram há alguns meses, quando os usuários passaram a receber a mensagem “esta visualização será desativada em fevereiro”.
Leia mais: Gmail adota novas regras e começa a bloquear e-mails não solicitados
A empresa não detalhou o que de fato ocorreria com a função, o que deu ainda mais força para a teoria de que ela estaria chegando ao fim. Porém, o Google informou recentemente que ela será mantida com algumas alterações.
Ainda em dezembro de 2023, o portal 9TO5Google revelou que a gigante da tecnologia planejava fazer mudanças, e por isso elas já eram esperadas pelo público. O comunicado da companhia sobre o assunto só foi divulgado semanas após o início dos boatos.
Novo ‘Modo Carro’
Disponível no Google Maps, o recurso permitia ao motorista acessar as funções do Assistente e dos aplicativos de áudio, como Spotify e YouTube, por meio de atalhos na tela. Após iniciar a navegação do carro no aplicativo, bastava clicar no botão de quatro quadrados para acessar rapidamente outros apps durante o trajeto.
Agora, as funções devem ficar resumidas a uma barra na parte inferior da tela, acionada por comando de voz e não mais por toques.
“O que restará é aquela barra preta, com o objetivo principal do Modo Carro do Google Assistente sendo o acesso rápido aos comandos de voz. Não há alterações em como você o inicia”, explica o portal 9TO5Google.
Para quem estiver dirigindo um carro, o aplicativo também terá a navegação em tempo real. A empresa ainda deve excluir outras funcionalidades da ferramenta até o fim de fevereiro, como o “Deslocamento para o trabalho” e mais recursos do Assistente, para se concentrar no comando de voz.