scorecardresearch ghost pixel



GRANDE mudança no FGTS vai impactar quem comprar casa própria em 2024

Com a nova proposta, os brasileiros terão maior facilidade para financiar sua casa própria em 2024. Entenda como funcionará!



Boa notícia para os brasileiros que desejam iniciar 2024 com casa própria! Uma nova modalidade do FGTS irá permitir que os valores depositados nas contas do trabalhador seja utilizado para o financiamento de imóveis. O intuito inicial da medida é dar início por meio de um período de testes com uma parcela da população atendida por programas habitacionais.

Veja também: Como se inscrever no financiamento Minha Casa, Minha Vida 2024?

Conforme o resultado do período de testes, a medida poderá ser ampliada para os demais públicos. Chamado de FGTS do Futuro, a nova modalidade foi desenhada pelo Governo Federal, destinando os valores das contas para a compra de casa própria.

Em um primeiro momento, o foco serão as famílias inseridas na Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, com renda mensal de até R$ 2.640. Dessa forma, o intuito é ampliar o uso dos recursos para as demais faixas do programa, possibilitando que pessoas com renda mensal de até R$ 8 mil adquiram seus imóveis próprios.

FGTS Futuro

Atualmente, o comprador só poderá comprometer até 25% de sua renda mensal para a compra do imóvel. Com as determinações do novo programa, o percentual comprometido permanecerá o mesmo, porém sendo possível adquirir um imóvel com maior valor. A possibilidade será possível visto que a parte que ultrapassar os 25%, será coberta pelos valores da conta do FGTS, sob responsabilidade da Caixa.

Com o novo programa, as famílias que não conseguem adquirir casa própria devido ao comprometimento de renda poderão ser beneficiadas. Isso porque no modelo desenhado para o FGTS Futuro, o valor depositado conta como parte da renda do comprador. Em contrapartida, a mudança oferece alguns riscos.

Dessa forma, caso o comprador seja demitido, ele precisará arcar com a parte coberta até então pelo FGTS. Com isso, a parcela mensal da compra do imóvel ficará maior. Ademais, o valor disponibilizado para o saque em caso de demissão sem justa causa também será reduzido. Por fim, o projeto será enviado ao Conselho Curador em março, com expectativas de aprovação facilitada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário