scorecardresearch ghost pixel



Home office perto do fim? Empresas exigem o retorno de funcionários aos escritórios

Os gerentes norte-americanos da empresa devem se apresentar a um escritório ou local de cliente pelo menos três dias por semana.



Uma medida recente tomada pela gigante da informática IBM (International Business Machines Corp) deixou em alerta os profissionais adeptos ao home office. A empresa exigiu que os funcionários que trabalham remotamente se mudem para perto do escritório para atuar em regime híbrido.

Leia mais: Descontos de até R$ 2.000: Magalu inicia troca de celulares usados por novos

A decisão vale para os gerentes norte-americanos da companhia, que serão obrigados a se apresentar em um escritório ou local de cliente pelo menos três dias por semana, “independentemente do status atual do local de trabalho”.

Em nota, o vice-presidente sênior da IBM, John Granger, explicou que os dados do crachá do funcionário serão usados para “avaliar a presença individual” e compartilhados com a equipe de recursos humanos.

Assim como a empresa, outras companhias voltaram a exigir a presença dos trabalhadores pelo menos alguns dias por semana em 2024. Outras implementaram sistemas de monitoramento para conferir se os funcionários estão comparecendo aos escritórios.

É o fim do home office?

Segundo Daniela Klaiman, CEO da FutureFuture, a queda de produtividade é a principal justificativa dos empregadores para a decisão de voltar ao formato presencial, embora ela possa ser motivada por outros fatores.

Klaiman explica que, para ela, “o modelo ideal” de regime híbrido é baseado na escolha. “A pessoa deveria poder escolher se ela vai realmente até o escritório ou se vai trabalhar de casa”.

“O ideal é que a gente tenha espaços de trabalho para quem quiser trabalhar nesses espaços de trabalho espalhados pela cidade”, diz a especialista. “Assim, as pessoas podem escolher se elas querem ir, e se optarem por ir, podem se deslocar ao posto mais perto da casa delas para não ficarem perdendo horas no ônibus ou no carro para chegar ao escritório central”, completa.

“Quando a gente tiver essas boas ferramentas e esses escritórios mais descentralizados nós teremos uma ótima condição para gerar um trabalho híbrido”, completa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário