Um dos mais tradicionais meios de pagamentos no Brasil foi encerrado hoje (29) de forma definitiva. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) foram extintas no país. Além do DOC, os bancos deixaram de ofertar também a Transferência Especial de Crédito (TEC), realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.
Veja também: Sem grana para o PIX? 11 dicas infalíveis para nunca faltar dinheiro na conta
As modalidades forma ofertadas pelos bancos até o dia 15 de janeiro, com possibilidade para agendamento de transferências para o prazo limite até esta quinta, 29 de fevereiro. Com o DOC ou TEC, era permitido transações de até R$ 4.999,99. No DOC, as transferências eram realizadas um dia após o recebimento da ordem de transferência.
Na TEC, a transferência era realizada no mesmo dia. Em relação a TED (Transferência Eletrônica Direta), não foram anunciadas mudanças. “Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos”, afirmou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Pix se torna meio de pagamento mais utilizado no Brasil
Segundo as declarações da Febraban, as operações por DOC estavam sendo cada vez menos utilizadas. O sistema foi criado em 1985 pelo Banco Central, tendo sido um dos principais modos de pagamento utilizados pelos brasileiros. No entanto, desde o lançamento do Pix em novembro de 2020, a modalidade perdeu a preferência, principalmente pela cobrança de taxas.
“Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, completou Walter Faria. Dessa forma, um levantamento realizado pela Febraban mostrou que o DOC não estava entre os cinco principais meios de pagamentos utilizados em 2023, reforçando ainda mais a possibilidade de acabar com o modelo.
Por fim, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros em 2023 foram:
- PIX;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto;
- TED (Transferência Eletrônica Direta);
- Cheque;
- DOC (Documento de Ordem de Crédito).