O 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um direito de todos os cidadãos que recebem auxílio por aposentadorias, incapacidade temporária, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e pensão por morte. Conforme um costume da Previdência Social, o repasse do benefício ocorre no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro.
Veja também: Indefinição sobre ‘revisão da vida toda’ preocupa aposentados do INSS
Mesmo que ainda falte um prazo para a liberação do direito, muitos beneficiários já estão se questionando se o INSS já possui data para o pagamento do 13º salário. A informação é válida para aqueles que desejam se planejar financeiramente para o final do ano, ou até mesmo para quem queira utilizar os valores recebidos para quitar dívidas ou realizar viagens.
No entanto, o INSS informou que ainda não há um calendário definido para o repasse do 13º em 2024. Além disso, também não há previsão para que o direito seja antecipado neste ano. O desejo de antecipação ocorre devido ao presidente Lula ter adiantado o pagamento em 2023. Assim, o 13º salário foi pago em duas parcelas, uma em maio e outra em junho.
Calendário de pagamentos de março
Por mais que não ainda não exista um calendário relacionado ao 13º salário, o INSS já divulgou quais serão as datas de pagamento dos benefícios em março deste ano. Ao todo, mais de 39 milhões de benefícios serão repassados, sendo 33 milhões de natureza previdenciária e 5 milhões de benefícios assistenciais.
As datas foram definidas conforme o número final do cartão do beneficiário. No entanto, é necessário desconsiderar o último dígito verificador, presente após o traço, para identificar o dia do pagamento. Os primeiros repasses serão feitos aos beneficiários com benefício terminado em 1, no dia 22 de março.
Já o último pagamento acontecerá em 05 de abril, para os números terminados em 0. Além disso, os calendários levam em consideração também o valor do benefício a ser pago.
Benefícios até um salário mínimo
Os beneficiários que receberem repasses de até um salário mínimo, terão os pagamentos realizados nas seguintes datas:
- Benefício terminado em 1: 22 de março;
- Benefício terminado em 2: 25 de março;
- Benefício terminado em 3: 26 de março;
- Benefício terminado em 4: 27 de março;
- Benefício terminado em 5: 28 de março;
- Benefício terminado em 6: 01 de abril;
- Benefício terminado em 7: 02 de abril;
- Benefício terminado em 8: 03 de abril;
- Benefício terminado em 9: 04 de abril;
- Benefício terminado em 0: 05 de abril.
Pagamentos acima de um salário mínimo
Por fim, o calendário para o pagamento de benefícios acima de um salário mínimo ficou estabelecido da seguinte forma:
- Benefício terminado em 1 e 6: 01 de abril;
- Benefício terminado em 2 e 7: 02 de abril;
- Benefício terminado em 3 e 8: 03 de abril;
- Benefício terminado em 4 e 9: 04 de abril;
- Benefício terminado em 5 e 0: 05 de abril.