scorecardresearch ghost pixel



Já existe algum dispositivo que permita ficar invisível? Estudo diz que sim

Sonha em ficar invisível? Descubra como a ciência está tornando a invisibilidade uma realidade com o manto tecnológico Chimera.



Ficar invisível sempre pareceu uma fantasia restrita aos livros de ficção e aos filmes de fantasia, certo? Mas, conforme avançamos no século XXI, o conceito de tornar-se invisível está cada vez mais se aproximando da realidade, graças aos avanços tecnológicos.

Veja também: 3 lançamentos em tecnologia que podemos esperar para 2024; ansiosos?

Afinal, uma equipe científica das universidades chinesas de Jilin e Tsinghua trouxe essa ideia para mais perto do concreto com o desenvolvimento de um material revolucionário. Dessa maneira, inspirado na natureza, esse manto tecnológico promete mudar a forma como enxergamos a invisibilidade.

Ficar invisível se tornou uma possibilidade?

É possível ficar invisível? Conheça a invisibilidade com o Manto Tecnológico
Imagem: Mykhailo Fedorov/Cover Images/picture alliance

A pesquisa, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), introduz a “metassuperfície” Chimera, uma inovação inspirada em três animais de sangue frio. São eles o camaleão, a rã-de-vidro e o lagarto dragão-barbudo. Ou seja, esse material supera as camuflagens tradicionais ao se adaptar a uma variedade de condições espectrais e de terreno.

Utilizando circuitos entre camadas de tereftalato de polietileno (PET) e vidro de quartzo, Chimera manipula ondas eletromagnéticas. Desse modo, torna a superfície indetectável não apenas à luz visível, mas também a micro-ondas e raios infravermelhos.

Chimera e suas aplicações futuras

Ao combinar habilidades como mudança de cor, transparência e regulação de temperatura, o Chimera abre um leque de aplicações, desde o uso militar até a observação da vida silvestre de forma não invasiva.

Um dos grandes desafios enfrentados pela equipe foi como ocultar o calor gerado pelo dispositivo. Ou seja, é um problema solucionado com a inspiração no lagarto dragão-barbudo, com capacidade de controlar a temperatura corporal. O resultado? Uma redução das diferenças térmicas para apenas 3,1ºC, tornando o Chimera invisível até mesmo para tecnologias termográficas.

A busca por um material capaz de conferir invisibilidade ao usuário sempre fascinou a humanidade. Agora, parece que estamos mais perto do que nunca de tornar esse sonho uma realidade.

Com o Chimera, a invisibilidade deixa de ser apenas um elemento de histórias fantásticas para se tornar um campo promissor de pesquisa científica e tecnológica. Enfim, as possibilidades são vastas e podem revolucionar não apenas a camuflagem, mas também a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário