scorecardresearch ghost pixel



Longevidade canina! Ciência revela a raça de cachorro que vive mais de 15 anos

Saiba quais raças de cães vivem mais e como cuidar melhor de seus amigos peludos, com base em um estudo científico sobre a longevidade canina.



Um estudo recente, publicado na Scientific Reports, ofereceu percepções valiosas sobre a longevidade dos nossos amigos de quatro patas. Os resultados destacam quais raças de cães tendem a viver mais e como fatores como tamanho e formato do rosto podem influenciar sua expectativa de vida.

Veja também: Gatos: os guardiões silenciosos do coração? A ciência diz que sim

Segundo a pesquisa, cães pequenos e de nariz comprido são os campeões quando se trata de longevidade. Em contrapartida, cães maiores e de nariz achatado, como os buldogues franceses, geralmente têm vidas mais curtas.

Estudo revela longevidade dos cães

Essas descobertas, que se baseiam em uma análise detalhada de dados de quase 600 mil cães no Reino Unido, têm o potencial de impactar positivamente a maneira como cuidamos de nossos companheiros caninos.

“Isso nos oferece uma oportunidade de melhorar a vida de nossos companheiros caninos”, comentou Kirsten McMillan, cientista de dados da Dogs Trust e autora principal do estudo.

Diferenças entre raças e gêneros dos cães

A expectativa de vida média dos cães na amostra foi de 12,5 anos, com fêmeas vivendo ligeiramente mais que os machos, em média. Descobriu-se que raças como os “salsichas” têm uma vida média de 14 anos.

Dachshund (Foto: Reprodução)

 

Enquanto os buldogues franceses têm apenas 9,8 anos em média. Essa disparidade pode ser atribuída em parte aos problemas de saúde associados aos cães de nariz achatado, como dificuldades respiratórias e intolerância ao calor.

Lancashire Heelers: os mais longevos

cães
Lancashire Heelers (Foto: Kyle Reynolds / Getty Images)

Os Lancashire Heelers se destacaram como os campeões de longevidade, vivendo em média 15,4 anos. Essas descobertas oferecem uma base sólida para futuras pesquisas sobre a expectativa de vida canina em diferentes partes do mundo.

As implicações para a saúde e o bem-estar dos cães

Espera-se que esses resultados incentivem uma abordagem mais consciente e proativa em relação à saúde e ao bem-estar dos cães.

Em outras palavras, não apenas entre os proprietários de animais de estimação, mas também entre abrigos de animais, criadores e legisladores. Afinal, nossos amigos peludos merecem desfrutar de vidas longas e saudáveis ao nosso lado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário