Não é tão raro assim conhecer alguém que já derrubou o celular na pia, no vaso sanitário ou mesmo em qualquer outro lugar que tenha água. Geralmente, o que se escuta como conselho é: coloque o aparelho dentro do arroz cru. A expectativa é que os grãos absorvam a umidade, mas, pelo menos, não é essa a recomendação da Apple, caso você tenha um iPhone.
Leia mais: Seu iPhone nunca mais será o mesmo após iOS 17.4, promete Apple
A gigante do setor de tecnologia publicou novas diretrizes sobre os procedimentos a serem adotados com o iPhone, caso haja um acidente aquático com o aparelho. Para a decepção de muitos, dentre as ações listadas, não há o uso do arroz. Até porque, a empresa explica que os pequenos grãos podem danificar o aparelho se ficarem presos nas portas USB.
As diretrizes também não recomendam a inserção de objetos como, por exemplo, cotonetes, nas entradas USB e muito menos o uso de secadores de cabelo em uma tentativa de se livrar da água.
O que fazer em caso de acidente aquático
Nesse sentido, a atualização das diretrizes apontam alguns caminhos para seguir em caso de acidente aquático e que não comprometem o aparelho ou a segurança do usuário. Portanto, caso você conecte o seu iPhone em uma tomada e o alerta “Líquido Detectado” aparecer, é necessário desconectar imediatamente o cabo de ambos os lados.
Já com o cabo desconectado, bata suavemente o aparelho na palma da mão, com a porta USB voltada para baixo. Isso fará com que o excesso de líquido escape. Em seguida, coloque o telefone em uma área seca, com fluxo de ar, por pelo menos 30 minutos. Aí é preciso fazer uma nova tentativa de carga.
Caso o alerta de detecção de líquido aparecer novamente, desconecte o iPhone e deixe secar completamente, por até 24 horas. No outro dia, faça uma nova tentativa de carregar o aparelho.
Se, ainda assim, o telefone não começar a carregar, desconecte o cabo do adaptador e o adaptador da tomada. Em seguida, reconecte-os.
Por fim, se não funcionar, talvez seja necessário levar o iPhone a uma assistência técnica ou mesmo comprar outro aparelho. De toda forma, o iPhone que passou por um acidente aquático tem uma chance razoável de sobreviver.