scorecardresearch ghost pixel



Não estão lá de enfeite: para que servem os 2 furos nos pluges elétricos?

Os dois furos nos plugues elétricos existem por um motivo especial. Entenda a real necessidade deles e como isso garante mais segurança para você.



Os dois furos nos plugues elétricos, além de garantir a conexão segura à tomada, desempenham uma função fundamental para a sua segurança. Entenda como funciona e qual a sua sorte em poder contar com esses detalhes simples, mas que fazem toda a diferença.

Leia mais: O que vai 1º: carregador na tomada ou no celular? Muita gente faz errado

São os dois furinhos que garantem a proteção contra choques elétricos em caso de curto-circuito. Isso porque, em uma situação assim, a corrente elétrica busca o caminho de menor resistência para a terra. Os furos do plugue direcionam essa corrente para o pino terra da tomada, que está conectado à terra.

Dois furos nos plugues elétricos

A corrente flui pela terra, desviando-a do corpo da pessoa e evitando o choque elétrico! É por isso que os dois furos nos plugues elétricos são tão importantes, por reduzir o risco de acidentes, principalmente em ambientes úmidos ou com crianças.

Eles também ajudam a diminuir a chance de superaquecimento e incêndios causados por curtos-circuitos, assim como facilita a utilização de plugues em diferentes tipos de tomadas, garantindo a compatibilidade.

Inventado por Harvey Hubbell Jr em 1904, o design evoluiu para aumentar a segurança das pessoas e reduzir riscos de curto-circuitos. Para garantir ainda mais esse cuidado, é sempre importante verificar se a tomada possui o pino terra, que garante a segurança do sistema elétrico.

Evite ainda os adaptadores, que podem comprometer a segurança do sistema e causar sobrecarga. E mantenha sempre as instalações elétricas em boas condições. Faça revisões periódicas com um eletricista qualificado, pois isso também é importante para garantir a sua segurança e proteger mais pessoas.

Com os cuidados certos, você pode para garantir a proteção contra choques elétricos. Vale lembrar que, mesmo que o mercado de smartphones busque padronizar os carregadores, os plugues elétricos ainda variam de país para país por conta das diferenças no desenvolvimento econômico e tecnológico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário