scorecardresearch ghost pixel



Não sabe calcular a aposentadoria? Simulador do INSS pode te ajudar

Ferramenta baseada nos critérios do próprio instituto ajuda o segurado a descobrir quando poderá solicitar e qual será o valor do benefício.



O sonho da maioria dos trabalhadores brasileiros é se aposentar e poder aproveitar a terceira idade com mais tranquilidade financeira. Porém, mesmo quem está perto de conquistar esse benefício ainda não tem nem ideia quando terão início ou qual será o valor dos pagamentos.

Leia mais: Escaparam da Reforma: quem ainda pode se aposentar pelas antigas regras do INSS?

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não precisam necessariamente da ajuda de um advogado especializado para descobrir quando vão começar a receber, já que o órgão disponibiliza em um simulador bastante eficiente seus canais virtuais.

A calculadora permite ao trabalhador verificar a data de sua futura aposentadoria com base nas novas regras de cálculo, introduzidas pela reforma da Previdência de 2019. Essa nova lei alterou uma série de critérios, dificultando o acesso ao benefício.

Como utilizar o simulador da aposentadoria

Disponível no site e no aplicativo Meu INSS, a calculadora de aposentadoria indica quantas contribuições faltam para o cidadão se aposentar por idade ou tempo de contribuição. Também é possível simular o valor do benefício.

Qualquer pessoa pode utilizar a ferramenta, mas ela não garante direito à aposentadoria e serve apenas para fins informativos. Confira o passo a passo para simular:

  • Acesse o portal Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e digite “simular aposentadoria”;
  • Verifique ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos;
  • Em seguida, clique em “Recalcular”;
  • Escolha entre “Pedir aposentadoria” ou “Baixar PDF”.

Quando a simulação indicar que o trabalhador atingiu os requisitos em alguma categoria de aposentadoria, ele pode entrar com o pedido no INSS. Nessa etapa, o sistema pode solicitar alguns documentos de identificação do requerente e comprovantes para comprovação dos períodos trabalhados.

Novas regras do INSS

Novas exigências previstas na reforma da Previdência entraram em vigor em janeiro e afetam principalmente quem está perto de se aposentar e/ou tem como foco o benefício por tempo de contribuição.  No caso do sistema de pontos, obtidos pela soma da idade do contribuinte com o tempo de contribuição, a quantidade necessária passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens.

Já a idade mínima exigida para obter a aposentadoria por tempo de contribuição aumentou de 58 anos para 58 anos e 6 meses para as mulheres, e de 63 para 63 e 6 meses para os homens. Além disso, é necessário ter no mínimo 30 anos de contribuição, se mulher, e 35 anos de contribuição, se homem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário