scorecardresearch ghost pixel



Novo Ensino Médio começou: alunos podem escolher entre 200 disciplinas eletivas

Saiba quais são algumas disciplinas eletivas disponíveis no novo Ensino Médio para os estudantes do Distrito Federal.



O Ensino Médio, em teoria, deve ser uma das grandes experiências dos alunos. Primordialmente, eles estão cada vez mais próximos da faculdade e já devem estar mais conscientes do que desejam fazer no futuro.

Veja também: 10 faculdades mais promissoras para se formar entre 2024 e 2031

Agora, com o começo do ano letivo de 2024, que teve início na última segunda-feira, dia 19, os alunos do Novo Ensino Médio do Distrito Federal conseguem escolher entre 200 disciplinas eletivas que podem estar mais alinhadas com os seus interesses futuros.

Quais são as disciplinas eletivas do novo Ensino Médio?

Entre as disciplinas, destacam-se temas como RPG, Fotografia, Mitologia, Horta, Simulação de Júri e Fundamentos agroecológicos. As informações estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.

Ademais, conforme destaca o Metrópoles, durante a seleção as disciplinas competem com História para o PAS, Física para o ENEM, Literatura, Filosofia, entre outras.

Ou seja, os alunos agora têm a liberdade de optar entre disciplinas eletivas conforme os seus interesses, além de também lidar com matérias tradicionais focalizadas em exames como o ENEM.

Acima de tudo, isso representa uma expansão no currículo. Afinal, os estudantes podem personalizar sua educação com uma mistura de disciplinas obrigatórias e eletivas.

Mudanças na estrutura do currículo

Em particular, a reforma do novo Ensino Médio alterou a estrutura curricular anterior de 13 disciplinas obrigatórias iguais para todos os estudantes em 3 mil horas por ano.

Com o modelo atual, a carga horária foi mantida. No entanto, 60% das horas (1,8 mil) são para disciplinas obrigatórias e em comum com todos os alunos. Além disso, as horas restantes (1,2 mil horas), por sua vez, são destinadas a currículos específicos que os alunos escolheram.

Divisão do novo Ensino Médio

A reforma, instituída pela Lei nº 13.415 de 2017, dividiu o ensino em cinco grandes eixos:

  • Linguagens e suas tecnologias:
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas
  • Formação técnica e profissional.

Todos os alunos devem cursar português e matemática. Já as demais disciplinas são selecionadas de acordo com o interesse do aluno e da instituição.

O papel do novo Ensino Médio

Conforme a Secretaria da Educação, é enfatizado que o novo modelo promove o protagonismo dos estudantes, permitindo-lhes escolher trajetórias formativas que estão conforme os seus projetos de vida.

Por fim, o catálogo de disciplinas eletivas foi criado em colaboração com professores, tendo em vista as características e necessidades locais.

*Com informações de Metrópoles.




Voltar ao topo

Deixe um comentário