scorecardresearch ghost pixel



O número de vezes que você vai ao banheiro pode indicar Alzheimer, diz estudo

Saiba mais detalhes de um estudo que traçou uma relação entre idas ao banheiro e o Alzheimer. Verifique o que pode ser um sintoma.



Na medida que envelhecemos até uma certa idade, é normal que tenhamos mais dificuldades em fazer nossas necessidades. Semelhantemente, é comum que pessoas idosas frequentem o banheiro com menor frequência. Por vezes, pode ser um indicador de uma doença, como o Alzheimer, segundo um estudo.

Veja também: Sintoma oculto do Alzheimer pode aparecer no banho; veja qual é

Sob a mesma perspectiva, um estudo apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer traçou uma relação entre a doença com a digestão.

Estudo traça relação entre idas ao banheiro e Alzheimer

Em especial, o estudo destaca a constipação, especificamente a cada três dias, como um indicador de risco para a demência. Segundo os especialistas, existe uma relação entre a constipação crônica e uma declinação na função cognitiva que corresponde a três anos de envelhecimento.

Desde já, para contextualizar, a constipação intestinal é caracterizada pelas defecções difíceis ou infrequentes, fezes duras ou um sentimento de que o reto não está completamente vazio após a defecção, segundo o site MSD Manuals.

Conforme os resultados da pesquisa, 73% dos casos que revelaram um déficit cognitivo estavam também ligados a um quadro de constipação.

Todavia, o estudo não se restringe somente ao problema da constipação. Os cientistas também descobriram um risco maior de demência em pessoas que evacuaram mais de duas vezes diariamente. Desde já, esteja atento!

Em particular, a pesquisa associou a presença menor de bactérias produtoras do ácido graxo butirato e de fibras alimentares à constipação e ao declínio cognitivo como consequência.

Caso você esteja indo em uma frequência fora do normal, investigue!

Acima de tudo, se você estiver lidando com diversas idas ao banheiro diariamente, é recomendado que algum especialista da área de saúde seja procurado para verificar o seu caso com mais detalhes.

Investigar sintomas dos mais variados é importante para que você mantenha sua saúde em dia e afaste doenças.

*Com informações de Catraca Livre




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário