scorecardresearch ghost pixel



Alerta: esta é a coisa branca que pode sair do seu frango; faz mal?

Desvendando os segredos do frango na cozinha. O mito que cerca aquela “coisa estranha branca” que pode sair da carne de ave.



Quando nos aventuramos na arte de cozinhar frango, às vezes nos deparamos com uma substância branca, aparentemente desagradável, que pode criar dúvidas sobre a qualidade do produto ou se algo está errado com ele.

Veja também: Receita deliciosa de quiabo na Air Fryer: sem baba e muito crocante!

Antes de explorar mais sobre essa curiosa ocorrência, é fundamental destacar que as informações apresentadas têm caráter informativo. Para orientações mais específicas e personalizadas, especialmente relacionadas a aspectos técnicos e dietéticos, é recomendável consultar um profissional de nutrição.

O enigma da substância branca no frango

A misteriosa gosma branca, assemelhando-se à clara de ovo coagulada, é, na verdade, albumina. Essa proteína está presente na musculatura do frango e, ao ser submetida ao calor durante o cozimento, é liberada.

Sua presença é mais notável em frangos que passaram pelo processo de congelamento e descongelamento. Isso ocorre porque a água dentro da carne se transforma em gelo, criando pequenos orifícios nas células.

Ao descongelar, água e proteínas escapam das células, migrando entre as fibras e se deslocando para a superfície durante o cozimento.

Estratégias para minimizar a aparência

Se a aparência ou textura da gosma branca não é do seu agrado, existem estratégias para reduzir ou eliminá-la:

  • Marinada Ácida: antes de cozinhar, é possível marinar o frango com ingredientes ácidos, como limão, vinagre ou iogurte. Esses elementos auxiliam na quebra das proteínas, evitando sua coagulação.
  • Escorrer o Excesso de Líquido: outra dica é escorrer o líquido excedente do frango antes do cozimento, utilizando papel toalha ou uma peneira. Isso minimiza a quantidade de água liberada pela carne.

É importante destacar que a presença da albumina não indica má qualidade ou falta de frescor na carne de frango. Nesse sentido, ela pode ser observada em frangos orgânicos, caipiras, frescos ou congelados.

Além disso, não é um indicativo de cozimento inadequado ou contaminação. A albumina é um subproduto natural do processo de cocção e não representa qualquer risco à saúde.

A arte de preparar o frango com excelência

Existem diversas abordagens para cozinhar a carne de ave, e algumas dicas podem elevar seu sabor e suculência:

  • Tempero antecipado: tempere o frango com antecedência, utilizando alho, cebola, ervas, sal, pimenta e outros condimentos de sua preferência.
  • Marinada na geladeira: deixe a carne marinando na geladeira por algumas horas ou até mesmo de um dia para o outro, permitindo que absorva os sabores.
  • Cocção adequada: cozinhe o frango em fogo alto por curtos períodos, selando-o por fora e mantendo-o macio por dentro.
  • Variedade de utensílios: utilize panelas comuns, panelas de pressão ou frigideiras, ajustando o tempo de cozimento de acordo com o tamanho e corte da carne.
  • Cuidado com a quantidade: evite colocar muita carne na mesma panela, pois isso pode reduzir a temperatura, resultando em maior liberação de água, tornando-a cozida demais e sem cor.
  • Etapa por etapa: processe em etapas, retirando os pedaços prontos e reservando-os para evitar resfriamento.
  • Aproveitamento do caldo: o caldo formado na panela ao cozinhar o frango é rico em sabor e nutrientes. Utilize-o em sopas, molhos, risotos e outras receitas.
  • Armazenamento inteligente: por fim, caso deseje, coe o caldo e congele em forminhas de gelo para uso posterior, mantendo na geladeira por até 5 dias.

Ao desvendar os mistérios da albumina e aprimorar as técnicas de preparo, cada refeição se transforma em uma experiência gastronômica única. Experimente as diversas abordagens culinárias e desfrute do sabor autêntico que o frango pode oferecer.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário