scorecardresearch ghost pixel



Por que desligar o wi-fi antes de sair de casa é a melhor coisa que você faz?

A maioria das conexões wi-fi permanece sempre ligada para que os dispositivos conectados possam estar online o tempo todo.



Em um mundo cada vez mais conectado, nossa wi-fi permanece ativa por padrão, mantendo nossos dispositivos online a todo momento. Contudo, a prática de manter a rede constantemente ligada é alvo de debates e alertas, dependendo das necessidades individuais.

Leia mais: Tem vergonha de pedir a senha do Wi-Fi? 3 dicas para evitar esse incômodo

Vamos explorar as vantagens e desvantagens de desligar a wi-fi e os dispositivos conectados, destacando como essa prática pode aprimorar a segurança e eficiência.

Segurança

Desligar dispositivos quando não estão em uso eleva a segurança da rede. Ao permanecer offline, os dispositivos tornam-se inacessíveis para hackers e wardrivers de Wi-Fi, oferecendo uma camada adicional de proteção. Mesmo com firewalls em vigor, a desconexão é uma salvaguarda vital.

Economia

Além dos benefícios à segurança, o desligamento de computadores, roteadores e modems pode resultar em economia financeira. Em algumas regiões, essa economia pode ser modesta, enquanto em outras partes do mundo, onde os custos de serviços públicos são significativos, o impacto financeiro pode ser substancial.

Proteção e menos interferência sem fio

A desconexão dos dispositivos não só previne danos causados por picos de energia elétrica, mas também libera espaço de frequência, anteriormente ocupado por dispositivos em operação, melhorando a eficiência geral da rede.

Redução de Ruído

Equipamentos de rede mais modernos, com sistemas de resfriamento de estado sólido, oferecem um ambiente mais silencioso em comparação com os ventiladores barulhentos do passado. O desligamento contribui para uma residência mais tranquila.

Desligar dispositivos quando não estão em uso eleva a segurança da rede. Lembre-se disso ao sair de casa.

Considerações ao Manter a Rede Ligada

  • Confiabilidade de Hardware

Desligar e ligar frequentemente dispositivos de rede pode encurtar sua vida útil, especialmente para unidades de disco suscetíveis a danos.

  • Confiabilidade de Comunicação

Após um ciclo de desligamento e ligamento, as conexões de rede podem não ser restabelecidas automaticamente, exigindo procedimentos de inicialização específicos para evitar interrupções.

  • Conveniência e Acesso Remoto

Desligar dispositivos pode parecer inconveniente, especialmente quando instalados em locais de difícil acesso. Além disso, a desativação pode impactar o acesso remoto a dispositivos, impedindo a entrada remota ou funções como impressão ou visualização de câmeras quando fora de casa.

  • Desligue e Economize

A prática de desligar a wi-fi durante períodos prolongados de inatividade é uma estratégia sensata. Seja durante viagens ou períodos de desligamento planejado, desconectar dispositivos não utilizados proporciona benefícios, principalmente no que diz respeito à segurança.

Embora reiniciar a rede ocasionalmente seja aconselhável, a frequência deve ser moderada para evitar danos ou interrupção da configuração. Optar por desligar uma ou duas vezes por semana pode ser suficiente, enquanto desligar diariamente pode ser excessivo.

Em última análise, a escolha entre manter a rede constantemente ligada ou adotar o desligamento intermitente dependerá das preferências e necessidades individuais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário