scorecardresearch ghost pixel



Sangue europeu! 11 sobrenomes confirmam que seu DNA veio da Espanha

Desperte sua curiosidade e veja os sobrenomes de origem espanhola. Conheça os significados por trás. Surpreenda-se com a história!



O Brasil é um dos países mais diversificados do mundo. Uma das formas de percebermos essa variedade está nos sobrenomes que carregamos. Por mais que alguns deles sejam muito comuns, eles são, geralmente, originários de outros países, como Portugal e Espanha.

Veja também: Dias contados! 7 sobrenomes brasileiros que faziam sucesso e hoje caem em desuso

Estes povos, em particular, foram os colonizadores da América do Sul. Desse modo, aqueles que vieram durante o período colonial tiveram seus sobrenomes herdados pela população local.

Sobrenomes espanhóis presentes no Brasil

Confira uma lista de sobrenomes de origem espanhola e seus significados.

1. Garcia

Garcia é um dos sobrenomes espanhóis mais comuns. Historicamente, era um pronome. Então, ao decorrer dos tempos, passou a ser usado como sobrenome.

Segundo o site Dicionário de Nomes Próprios, o seu significado ainda é desconhecido. No entanto, há suposições sobre sua origem.

É possível que ele tenha sido originado a partir de Garcia, um nome espanhol medieval que provavelmente está relacionado com a palavra basca hartz, que significa urso.

Assim, supostamente, o nome é um reflexo das características de um urso. O mesmo site ainda destaca que na heráldica, um sistema de identificação visual e simbolismo criado na Europa, o urso é a personificação do homem magnânimo. Em outras palavras, alguém generoso.

2. Rodriguez e outros sobrenomes patronímicos

Rodriguez é um patrônimo ibérico. Ou seja, um patrônimo é uma das formas mais antigas de identificação, que era dada tendo como referência o pai. Ciente da definição acima, Rodriguez quer dizer “Filho de Rodrigo”.

Curiosamente, diversos sobrenomes espanhóis seguem essa linha do patrônimo, como González, Pérez, Sánchez, Fernandez, Ramirez, Ruíz, Jimenez e Alvarez.

  1. González – Filho de Gonzalo.
  2. Pérez – Filho de Pedro.
  3. Sánchez – Filho de Sancho.
  4. Fernandez – Filho de Fernando
  5. Ramirez – Filho de Ramiro
  6. Ruíz – Filho de Ruy
  7. Jimenez – Filho de Jimeno
  8. Alvarez – Filho de Álvaro.

Portanto, se o seu sobrenome está na lista acima, saiba que ele é um patrônimo.

3. Moreño

Por fim, moreño é um sobrenome derivado de características físicas. Ele vem do latim maurus, que significa “pele escura” ou “africano”. É uma referência aos nascidos ou oriundos da Mauritânia, no Norte da África.

Ademais, Moreño também é uma referência aos habitantes da Espanha, especialmente os da região sul, cujo tom de pele era mais escuro do que o dos celtiberos e basos. A definição é do site Sobrenome Genera.




Voltar ao topo

Deixe um comentário