Os celulares dobráveis foram uma verdadeira febre entre os anos 90 e início dos anos 2000. Com a evolução da tecnologia, os smartphones sem botões se tornaram mais comuns, gerando maior facilidade para os usuários. No entanto, desde 2019 os smartphones dobráveis voltaram a conquistar espaço no mercado. Porém, uma das maiores empresas do mercado segue sem sua versão para competir com os modelos de sua maior concorrente: a Samsung.
Veja também: iPhone 15 acabando a bateria rápido? 8 dicas para solucionar o problema
A Apple permanece sem um modelo para competir diretamente com o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5, perdendo espaço na escolha de consumidores que preferem os celulares dobráveis. Contudo, novas informações mostram que a marca estaria desenvolvendo um modelo desse estilo e que já definiu inclusive a data de lançamento do iPhone dobrável.
Lançamento do primeiro iPhone dobrável
Segundo o site Alpha Economy, a Apple está planejando lançar o seu iPhone sobrável em setembro de 2026. Conforme anunciado pelo vazamento, possibilitado por informações de funcionários da empresa, uma grande parte de colaboradores que trabalhavam no setor do Vision Pro, foram transferidos para a equipe de suporte ao desenvolvimento do novo aparelho.
Dessa forma, a big tech tem uma meta um tanto quanto audaciosa para o lançamento de seu primeiro iPhone dobrável. Somente no primeiro ano de lançamento, a Apple planeja vender 50 milhões de unidades em todo o mundo. Segundo estimativas do IDC, 20,4 milhões de celulares dobráveis foram vendidos em 2023.
Com isso, a Apple pretende não apenas superar a venda de sua principal concorrente, mas a venda de todo o mercado de smartphones. Em resposta ao portal Alpha Economy, a Apple apenas afirmou que “não podemos responder oficialmente sobre o desenvolvimento de produtos, o prazo de lançamento ou realocação de pessoal”.
Como será o novo smartphone da Apple?
Conforme anunciado por fontes seguras, a Apple estaria trabalhando em duas vertentes para descobrir qual será o modelo que funcionará da melhor forma. Assim, a empresa está estudando protótipos em formato de concha, de forma similar ao Galaxy Z Flip da Samsung. Neste caso, a dobradiça do aparelho fica localizada na horizontal.
Como principal diferencial e assinatura da Apple, a empresa deseja desenvolver um iPhone dobrável que fique tão fino ao ser dobrado quanto os modelos atuais. Outro ponto será a inclusão de uma tela externa, porém ainda de tamanho desconhecido.