scorecardresearch ghost pixel



Nova lei neste país restringe o uso de smartphones nas ruas – entenda por quê

Conheça a cidade de Seine-Port, na França, que está introduzindo medidas contra o uso de celulares em ambientes públicos. Veja mais detalhes.



Uma pequena vila francesa chamada Seine-Port, na área de Seine-et-marne, ao sul de Paris, com uma população abaixo de 2.000 habitantes, parece estar cansada de ver pessoas olhando para seus celulares em público.

Veja também: Bateria baixa e sem energia? 4 formas práticas de carregar o celular sem luz

Nos últimos dias, a cidade votou 54% a favor de um referendo que visa proibir os adultos e crianças de usar os dispositivos eletrônicos enquanto em público.

Detalhes da proibição dos celulares em ambientes públicos na cidade francesa

A medida aplica-se também para lojas, cafés e restaurantes. Inclusive, a cidade já está fazendo um apelo aos lojistas para que eles coloquem cartazes em seus estabelecimentos indicando que os clientes não usem os dispositivos. Desse modo, a proibição busca preservar a vida social dos ambientes.

No total, 277 pessoas votaram, representado cerca de 20% do registro eleitoral. 54% votaram a favor.

Segundo publicação do The Guardian, Vincent Paul-Petit, do partido direitista Les Républicains, irá agora redigir um decreto municipal sobre o uso de smartphone, sendo o primeiro do estilo na França.

Em relação a sua aplicação, o decreto municipal não é executável pela polícia. Ou seja, os agentes não podem parar ou multar aqueles que forem pegos usando o dispositivo na rua, pois não há uma lei nacional contra os smartphones.

Como lidar com o vício em celular?

Os celulares são componentes essenciais na nossa rotina digital. Muitos trabalhos já dependem quase que totalmente de suas funcionalidades. O mesmo serve para os computadores. Assim sendo, encontrar uma forma de diminuir o seu uso é uma tarefa mais complicada do que parece.

Sobretudo, se você perceber que o uso prolongado do dispositivo está afetando sua saúde, aqui estão algumas recomendações gerais:

  • Coloque timers nos seus apps favoritos: A configuração de uma restrição de tempo naquele aplicativo que está sugando muito o seu tempo pode ser uma forma útil de controlar o seu tempo de tela.
  • Crie uma rotina fixa: estabeleça horários, dentro do possível, para que você possa fazer outras atividades benéficas para sua saúde. Busque ler e praticar atividades. Caminhadas também são bem-vindas.
  • Faça intervalos: assim como o segundo item, busque programar uma forma de fazer intervalos durante suas atividades. A exposição prolongada aos dispositivos também pode ser ruim para sua visão. Evite a fadiga ocular e diminua os riscos de desenvolver doenças oculares.
  • Desative notificações desnecessárias: as notificações constantes são um incentivo para verificarmos nosso celular o tempo todo. Deixe ativada somente as necessárias.
  • Busque ajuda psicológica: por fim, caso você esteja em uma situação mais delicada emocionalmente, é recomendável a procura por um profissional.

*Com informações de govtech e de The Guardian




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário